Teatro Ibérico celebra Dia Nacional da França com programa especial

francaConcerto do 14 de Julho – Dia Nacional da França é o programa que o Teatro Ibérico propõe para o próximo domingo. Concerto, baile e buffet fazem parte da festa cujo início está marcado para as 19h00.

A celebração começa com um concerto pelo Duo Paris-Lisboa, durante o qual serão interpretadas, e cantadas, canções da autoria dos irmãos Yannick e Yohann Lopes. Segue-se o buffet  e posteriormente o baile, animado com canções tradicionais francesas, ao som do acordeão.

A festa nacional francesa foi instituída por lei, em 1880, com o objetivo de comemorar o dia 14 de Julho de 1789, data da tomada do forte da Bastilha, que marcou o fim do absolutismo monárquico e da sociedade dividida em classes estanques.

Não há cidade, vila ou aldeia em França onde o 14 de Julho não seja comemorado com numerosas festividades. Quando a noite cai, começam os bailes populares que reúnem milhares de pessoas pelas praças, largos e recantos adaptados, em que o acordeão é o instrumente de excelência. Nas grandes cidades, é tradição que o baile popular seja organizado nos quartéis dos bombeiros: são os famosos “bals des pompiers”.

Desta vez não será num quartel de bombeiros mas sim no Teatro Ibérico, com dois acordeonistas franco-portugueses, que se vai comemorar o 14 de Julho de 1789, comendo, bebendo, e dançando ao som de canções tradicionais francesas.

Concerto do 14 de Julho – Dia Nacional da França tem lugar no Teatro Ibérico, em Lisboa, no nº54 da Rua de Xabregas. A entrada geral custa 27,50 euros e as crianças, até aos 12 anos pagam 20 euros.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta