Teatro Experimental de Cascais celebra hoje 48 anos de existência

tecO Teatro Experimental de Cascais assinala hoje os seus 48 anos de existência com a reabertura do Espaço Memória, em Cascais, que recebe nesta data uma homenagem a Natália Correia, pelas 17h00, na passagem dos 20 anos da sua morte.

A festa de aniversário conta ainda com a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais, às 18h00, e com a inaguração, pelas 21h00, da exposição de pintura e desenho “Boca de Cena”, de Evelina Oliveira.

Pelas 21h30, estreia a peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque, patente no Teatro Mirita Casimiro até 29 de dezembro, um musical emblemático de Chico Buarque a partir da letra de Sérgio Bardotti e música de Luiz Enriquez Bacalov, inspirado no conto dos Irmão Grimm, encenado por Carlos Avillez e com versão e dramaturgia de Miguel Graça. As sessões decorrem de quinta a sábado às 21h30, ao sábado e domingo às 16h00. Os bilhetes custam 7.50 euros à quinta-feira, e 10 euros para os restantes dias.

SALTIMBANCOSO Teatro Mirita Casimiro recebe ainda um espetáculo direcionado em especial para os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico intitulado Falar Verdade a Mentir, teatro de Almeida Garrett, até 6 de dezembro, com encenação de Teresa Corte-Real. As sessões realizam se de terça a sexta-feira, às 10h00, às 11h30 e às 14h30 (para grupos mediante marcação), e o bilhete custa 5 euros com oferta de bilhete a um acompanhante por grupo, para maiores de 6 anos.

O Espaço Memória – Teatro Teatro Experimental de Cascais apresenta também, até ao final do ano, a exposição temporária “Eunice Muñoz – 70 anos de teatro”, que reúne fotografias, figurinos e adereços de uma vida de palco cheia de histórias. A exposição conta ainda com um conjunto de fotografias inéditas da actriz. A exposição tem entrada livre e pode ser vista ao sábado e domingo das 15h00 às 19h00.

“Com mais de uma centena e meia de peças levadas à cena, o Teatro Experimental de Cascais (TEC) orgulha-se, nestes 48 anos de vida de ter no seu currículo prestigiados colaboradores dos mais diversos domínios: Carlos Paredes, Luís Pinto Coelho, Almada Negreiros, Júlio Resende, Natália Correia, Daniel Sampaio, Michel Giacometti, entre tantos outros.

Pela companhia, fundada em 1965, passaram nomes consagrados nos palcos como Amélia Rey Colaço, Mirita Casimiro, Eunice Muñoz, Carmen Dolores, Mário Viegas. A estes, junta-se toda uma geração de jovens formados na Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC), e atores formados nas últimas décadas pelo TEC como João Vasco, Santos Manuel, Zita Duarte, ou António Feio, Alexandra Lencastre, Diogo Infante ou José Wallenstein.”

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorRock in Rio-Lisboa 2014 anuncia presença de Justin Timberlake
Próximo artigoLuz é o tema da Óbidos Vila Natal de 2013

Leave a Reply