Teatro dos Aloés apresenta Noite de Guerra no Museu do Prado na Amadora

 Screen Shot 2014-03-20 at 18.39.56Noite de Guerra no Museu do Prado, é o nome da peça, que o Teatro dos Aloés apresenta até dia 30 de março, nos Recreios da Amadora.

Noite de Guerra no Museu do Prado (Água-forte num prólogo e num acto)Em 1956 Rafael Alberti evoca o cerco de Madrid de 1936 e os militantes da república que lutaram na defesa da capital. A acção centra-se no Museu do Prado e na protecção das obras de arte que o museu encerra.

Mas a memória do cerco e da resistência do povo de Madrid de 1936 conduz-nos rapidamente a equivalente situação de luta contra as tropas francesas em 1808 que Goya tão fortemente registou. E enquanto os milicianos da República levantam barricadas e transportam os quadros para as caves, as figuras dessas obras saem das pinturas para se juntarem generosamente aos resistentes, partilhando dos seus anseios, do seu ardor combativo, do seu humor à sua coragem.

Cruzam-se memórias e realidades, mas é sempre o mesmo povo que enfrenta as tropas e que continuará a maior força na luta pela liberdade e pela transformação do Mundo.

Em cena vão estar Adriana Moniz, Anna Eremin, Carlos Malvarez, Elsa Valentim, Jorge Silva, José Peixoto, Miguel Raposo, Nuno Nunes, Patrícia André e Rui M. Silva. A encenação está a cargo de José Peixoto, a partir de uma tradução de Mário Barradas, do texto original de Rafael Alberti.

A peça pode ser vista de quarta a sábado, às 21h30, e ao domingo às 16h00. Os bilhetes podem ser adquiridos localmente e custam 10 euros ( e 5 euros à quarta-feira – dia do espetador).

Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorMercado 31 de Janeiro, em lisboa, recebe Campanha da Cavala
Próximo artigoIII ACTO dos Per7ume já se pode ouvir nas plataformas digitais

Leave a Reply