Teatro Dona Maria II apresenta peça sobre 1974

O Teatro Nacional Dona Maria II (TNDMII) estreia no dia 18 de Novembro, às 21h30, na Sala Garrett, a peça 1974, com encenação de Miguel Seabra e música de José Mário Branco.

Sobem ao palco Carla Galvão, Cláudia Andrade, David Pereira Bastos, Emanuel Arada, Filipe Costa, Inês Lua, Inês Mariana Moitas, Miguel Damião, João Melo, Rui M. Silva e Susana Madeira.

A co-produção do TNDMII e do Teatro Meridional debruça-se sobre o tema da identidade portuguesa, particularmente no período em torno da Revolução dos Cravos, numa linguagem ora poética ora subtilmente humorística, segundo o divulgado em comunicado.

1974 tem como objecto temático a identidade portuguesa, cruzando três períodos da história de Portugal: Ditadura, Revolução de Abril e a entrada na Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia, reflectindo ainda sobre a contemporaneidade.

A produção adianta ainda que não “pretende contar a vida de um país, mas pequenas fábulas sucessivas em que 11 actores vão sendo vários e múltiplos, em que as cenas se desenrolam numa espiral que não é explicativa, mas esboços e borrões abstractos de comportamentos sentidos no corpo dos actores e concretizados em cena”.

Inserido numa das linhas de trabalho do Teatro Meridional, onde a palavra ou está ausente ou não é o seu principal recurso de comunicação, este é o sétimo espectáculo da Companhia que trabalha esta linguagem cénica e o terceiro espectáculo que tem como objecto temático a identidade portuguesa.

O público pode assistir a esta peça de quarta-feira a sábado, às 21h30, e aos domingos, às 16h00 horas, até 19 de Dezembro.

Texto de Cristina Alves
Foto do Gabinete de Imprensa do Teatro Nacional D. Maria II

Deixar uma resposta