Teatro da Trindade recorda Josephine Baker hoje e amanhã

Hoje e amanhã o Teatro da Trindade em Lisboa recorda Josephine Baker e a sua passagem por Portugal, com o espectáculo Uma Noite  com  Josephine Baker, marcado para as 21h00, que recria o espectáculo aqui apresentado pela artista americana em 1941.

Também para hoje, para as 18h30 está marcado o lançamento do livro de João Moreira Santos, Josephine Baker em  Portugal (1933-1960), que entre outros pontos aborda o lado de espia da artista, apelidada de Vénus Negra.

Josephine utilizava a música como fachada para a sua actividade ao serviço da organização de resistência França Livre e nas pautas confiadas ao maestro Almeida Cruz encontravam-se, escritas a tinta invisível, importantes mensagens sobre as posições do exército Nazi na sua pátria adoptiva.

Concebido por João Moreira dos Santos e encenado por Sofia de Portugal, este evento é uma oportunidade única para recordar um dos grandes ícones artísticos do século XX e uma notável lutadora pelos direitos cívicos e pela Paz e Igualdade entre os povos e raças.

Para dia 12 está também agendado o roteiro cultural Na Peugada de Josephine Baker: Pela Lisboa dos anos 20, com três horas de duração e início marcado para as 15h00.

Os bilhetes têm um preço de 15 euros.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta