Teatro da Trindade recorda Josephine Baker hoje e amanhã

Hoje e amanhã o Teatro da Trindade em Lisboa recorda Josephine Baker e a sua passagem por Portugal, com o espectáculo Uma Noite  com  Josephine Baker, marcado para as 21h00, que recria o espectáculo aqui apresentado pela artista americana em 1941.

Também para hoje, para as 18h30 está marcado o lançamento do livro de João Moreira Santos, Josephine Baker em  Portugal (1933-1960), que entre outros pontos aborda o lado de espia da artista, apelidada de Vénus Negra.

Josephine utilizava a música como fachada para a sua actividade ao serviço da organização de resistência França Livre e nas pautas confiadas ao maestro Almeida Cruz encontravam-se, escritas a tinta invisível, importantes mensagens sobre as posições do exército Nazi na sua pátria adoptiva.

Concebido por João Moreira dos Santos e encenado por Sofia de Portugal, este evento é uma oportunidade única para recordar um dos grandes ícones artísticos do século XX e uma notável lutadora pelos direitos cívicos e pela Paz e Igualdade entre os povos e raças.

Para dia 12 está também agendado o roteiro cultural Na Peugada de Josephine Baker: Pela Lisboa dos anos 20, com três horas de duração e início marcado para as 15h00.

Os bilhetes têm um preço de 15 euros.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.