Teatro da Trindade leva a cena João Sem Medo

As Aventuras de João sem Medo é o nome da peça que está em cena aos sábados, no Teatro da Trindade, com encenação de João Mota, e que convida os mais pequenos a uma viagem a um universo de fantasia.

Esta obra é “um divertimento escrito por quem sempre sonhou conservar a criança bem viva no homem”, como diz o autor, que explica assim o aparecimento de João Sem Medo.

“Decidi inventar um herói de sabor popular que desafiasse as forças enigmáticas da Floresta Branca, desmistificasse os gigantes, os príncipes, as princesas, as fadas, entre outras personagens, me permitisse criar novos mitos, tornar mágicos os objectos vulgares da vida diária, e dar contorno às minhas verdades mais profundas numa linguagem de acção poética que a muitos, até a mim mesmo, só me parecia possível, quando dirigida a crianças imaginárias (que todos trazemos escondidas na nossa soberba gravidade de adultos”.

A partir de um texto de José Gomes Ferreira (sugerido pelo Programa de Português para o 3º Ciclo do Ensino Básico, no domínio da Literatura Juvenil), esta peça conta com as interpretações de Marco Paiva, Mia Farr, Miguel Sermão, Rui Neto e Tânia Alves e é uma co-produção da Fundação INATEL, com o Teatro de Pesquisa da Comuna.

As Aventuras de João sem Medo recebeu este ano o Globo de Ouro para a Melhor Peça de Teatro e é dirigida  a um público maior de seis anos. Os espectáculos têm lugar aos sábados às 16h00, na Sala Principal do Teatro da Trindade até 18 de Dezembro e também de quarta a sexta-feira, às 11h00, para as escolas.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta