Teatro Camões apresenta “Giselle” – bailado em 2 actos pela CNB

giselle5Giselle – um bailado em dois actos, de Jean Coralli, Jules Perrot e Marius Petipa com música de Adolphe Adam, é o bailado clássico que pode ser apreciado desde ontem e até dia 23 de Dezembro, no Teatro Camões, em Lisboa, numa apresentação da Companhia Nacional de Bailado acompanhada ao vivo pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, com direcção musical de Geoffrey Styles.

Giselle é considerado um dos expoentes máximos do romantismo, pois aborda os temas preferidos do movimento, como o amor e a morte, o ciúme e a paixão, a inocência, a dor e a locura.

Dramático, romântico e belo foi criado em 1841, para a Ópera de Paris, que o apresentou pela primeira vez a 28 de Junho do mesmo ano, no Teatro da Academia Real de Música.

giselle2 giselle1

Foi um dos bailados “brancos” mais apreciados do século XX, tendo sido adaptado ao cinema em 1987, no filme Dancers, com Mikhail Baryshnikov no papel de Tony, numa adaptação única que misturava o real com a história de Giselle.

giselle3

A versão agora apresentada no Teatro Camões foi estreada em Lisboa a 15 Outubro 1987, no Teatro Nacional de São Carlos.

giselle8A história tem lugar numa pequena aldeia do Reno frente à casa de Giselle em tempo de vindimas. Albrecht, Duque da  Silésia adopta o nome de Loys e disfarça-se de aldeão para assim poder cortejar a bela Giselle.

Albrecht sonha com uma vida feliz, livre e emancipada das convenções sociais, sonho que não pode ver realizado junto da sua noiva altiva e nobre Batilde. Entretanto Hilarion, o seu guarda de caça, igualmente apaixonado por Giselle descobre a verdadeira identidade do príncipe e denuncia-o.

Giselle que acaba de descobrir a existência de Batilde, não resiste ao duro choque e enlouquece acabando por morrer.

O segundo acto desenrola-se no cemitério de uma floresta durante a noite.

giselle15 giselle14

As wilis, fantasmas das jovens noivas mortas antes do seu casamento, expulsam qualquer presença masculina no seu reino. Giselle é iniciada neste ritual de morte por Mirta , rainha das wilis. A sua primeira vítima é Hilarion e a segunda será Albrect que acaba por ser salvo pela força do amor de Giselle.

A história do bailado Giselle responde na perfeição ao gosto da época pelo fantástico, pelo irreal e pelas emoções fortes, que caracterizam a sociedade pós-revolucionária.

A oposição entre o universo realista, terrestre, e um mundo onírico, povoado de espíritos femininos, estruturam todo o bailado. Aqui só as mulheres sofrem a metamorfose em seres alados e misteriosos, portadores de um magnetismo inquietante.”

giselle16

Os bilhetes custam entre 5 e 35 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Nacional de São Carlos, Ticketline, Fnac, Worten, Livraria Bulhosa e nas Lojas Abreu.

Fotos de Sara Santos

Veja aqui Giselle – bailado em 2 actos: em imagens

Deixar uma resposta