Sugestões de Natal: livros para os mais novos

Entre as várias novidades literárias dedicadas aos mais pequenos, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões para oferecer este Natal:

A Poppy vai ajudar a entreter a meninas princesas enquanto a chuva cai lá fora, com as suas três novas aventuras: Princesa Poppy: Quero um Cãozinho!, Princesa Poppy: Felizes para Sempre ePrincesa Poppy: Passeia com a Poppy (livro de actividades). O sucesso dos livros de Janey Louise Jones não pára de crescer em Portugal  e já estão publicados 13 títulos da série Ilustrados, 12 da série Histórias,  e  6 da série Actividades. São mais de 300 mil editados em Portugal e mais de 2,5 milhões vendidos em todo o mundo. Todos da Booksmile.

A Bela Adormecida, um Livro Pop-Up, de Louise Rowe, com a chancela da Presença, baseado no conto Dornröschen dos Irmãos Grimm. Uma versão nova e original do clássico A Bela Adormecida, com maravilhosas ilustrações em tons de sépia que saltam das páginas!

E não podia faltar uma verdadeira história de Natal com o livro A Magia de Natal, com o coelhinho Ralphie, que vive num bosque e não está feliz com a chegada do inverno e do frio, que fez muitos dos seus amigos hibernar, ficando sózinho, sem companhia para brincar. Quem o moraliza é a mãe. Afinal… o Natal está a chegar!

“Era uma vez um coelhinho que vivia no bosque, um livro mágico cheio de histórias e um fantástico reino feito de sonhos que só se tornam realidade no Natal…”. É este o mote para um livro que promete, com uma história por dia, animar os serões dos mais pequenos.

O autor das ilustrações é Tony Wolf, pseudónimo do italiano Antonio Lupatelli que tem dedicado toda a sua vida à ilustração, criando imaginários irresistíveis para miúdos e não miúdos, que aos 81 anos ainda nos faz sonhar. Também tem a chancela da Booksmile.

Fairy Oak – O Capitão Grisam e o Amor, de Elisabetta Gnone, é o primeiro livro da tetralogia, que volta a ter como narradora Feli, agora com 15 anos. A história começa a partir do final do último livro da primeira saga. Uma história de mar, de jovens destemidos e de amor.

Numa gruta secreta, escondida no meio das cascatas geladas pelo Inverno, cinco jovens amigos abrem um velho baú e trazem à luz uma história que durante muitos anos estivera encerrada e esquecida, voluntariamente esquecida! Um mistério envolve o passado do que se dizia um valente comandante e caberá a Baunilha e Pervinca e ao jovem mago Grisam, à cómica Flox e a toda a Trupe do Capitão descobrirem a verdade sobre William Talbooth. Poucos indícios, inesperadas descobertas e lacónicas lembranças auxiliarão os pequenos a recompor, diante dos olhos maravilhados das gémeas e dos seus companheiros, o que sai da névoa do mistério que parece ter os olhos e o sorriso do amor. Uma edição Planeta.

À Espera da onda gigante, de Tea Stilton – Uma história que vai despertar a consciência ecológica dos pequenos leitores através de Colette, Violeta, Pamela, Nicky e Paulina. Elas são as cinco Tea Sisters, alunas do Colégio de Ratford, na Ilha das Baleias. Elas querem ser jornalistas. Estão atentas a novos casos para investigar. Acabou de ser inaugurado um novo e exclusivo Surfing Club na Ilha do Vento. Os habitantes sabem que a ilha é famosa pelas tempestades súbitas e inesperadas, mas as suas advertências irão ser inúteis até à chegada de uma onda gigante…

Tea Stilton, À Espera da onda gigante, em banda desenhada, da coleção Tea Sisters, da Planeta Júnior, com 48 páginas, com tradução de Ana Maria Pinto da Silva, com o preço de 12,90 euros.

Escola de Dança é uma nova colecção para os jovens leitores aspirantes a estrelas da dança. Escritos por uma antiga bailarina profissional, esta colecção conta a vida diária de Violeta e dos seus amigos, com as paixões, as amizades, as conquistas e as aventuras vividas na Escola de Dança. Nas últimas página de cada livro, encontra-se o Diário de Violeta, com ilustrações a cores, onde se destacam os conselhos da protagonista para os aspirantes a bailarinos e uma mão-cheia de dicas e informações sobre a história da dança e sobre bailarinas famosas. Estão disponíveis dois volumes.

Um Sonho em Pontas– 1.º volume Violeta tem onze anos e sonha entrar na Escola do Teatro. Esperam-na colegas de todo o mundo, com quem partilhará a paixão pela dança e o desejo de se estrear um dia num verdadeiro palco! Será que Violeta vai conseguir passar o exame de admissão? Assim começa esta série dirigida a todos os jovens leitores que sonham singrar no mundo do espectáculo”. Com 144 + 8 páginas, com o preço de 10,95 euros e tradução de Margarida Machado.

Uma Nova Estrela2.º volume “Violeta passou na duríssima prova de admissão à Escola do Teatro. Vive no internato com outros jovens, chegados de todo o mundo para estudar dança, canto e música. O Teatro esconde muitos segredos e Violeta e os seus amigos estão decididos a descobri-los! Um dia, num recanto escondido, assistem aos ensaios de uma misteriosa bailarina… Quem será aquela rapariga?” Com 144 + 8 páginas, com o preço de 10,95 euros e tradução de Margarida Machado.

Geronimo Stilton e Quem roubou a Gioconda? É mais uma aventura de Geronimo através da qual os mais novos vão conhecer e perceber a História de forma divertida. Integrado no Plano Nacional de Leitura, o sexto volume desta colecção de banda desenhada, é passado numa fascinante época histórica, a de Leonardo da Vinci. “Os Gatos Piratas têm entre patas um antigo pergaminho escrito num código misterioso. Apenas um génio poderá ser capaz de decifrá-lo, um génio como… Leonardo da Vinci! Os gatos decidem voltar atrás no tempo e raptá-lo. Conseguirá Geronimo Stilton frustrar o duvidoso plano deles?”

Geronimo Stilton e Quem roubou a Gioconda? da Planeta, com tradução de Ana Maria Pinto da Silva, com 48 páginas e o preço de 12,90 euros.

Sugerimos ainda outra aventura do rato mais famoso do mundo, Geronimo Stilton No Reino da Fantasia, O primeiro livro do mundo com 8 cheiretes e cheirinhos!!!, da Editorial Presença, com 378 páginas. No fim do livro vem um útil dicionário de fantasia e das criaturas fantásticas

Como Funciona o Pai Natal! Pop-Up , de Alan Snow, onde retrata o Pai Natal. Como é que ele sabe o que queremos receber no Natal? Como consegue entregar os presentes todos? E o que faz depois do Nata? Da Civilização, com 10 páginas, com capa dura e o preço de 17,99 euros.

Os Contos de Natal (Janela Mágica) de  Saviour Pirotta, com ilustrações de Susan Lockheart aquecem a magia do Natal com A Véspera de Natal e o O Quebra-Nozes. As bonitas aguarelas de Susanna Lockheart combinam na perfeição com estes contos clássicos e agradarão a leitores de todas as idades. As janelas mágicas das ilustrações contribuem para o encanto das histórias e fazem com que este seja um livro que as crianças guardarão para sempre. Da Civilização, com 18 páginas e o preço de 16,99 euros.

Para os nossos pequenos heróis regressou o Ripley, com a sua agência de investigação. Livros que vão cativar os rapazes e incutir-lhes o gosto pela leitura. Ripley chega com quatro títulos,  AIR-O Homem Lagarto, AIR-O Dragão Metalizado, AIR-O Rapaz Selvagem e AIR- O Segredo das Profundezas, da Booksmile.

As Mais Belas Histórias de Princesas traz às nossas pequenas princesas o direito de sonhar e de entrar no mundo de Era uma vez… com gigantes, bruxas, castelos e países distantes… São dezasseis contos, cheios de magia e fantasia. Da Civilização, com 116 páginas e o preço de 11,50 euros.

Dinossauros -Riscos e Rabiscos é o livro ideal para os miúdos que adoram dinossauros. Dos ferozes Tiranossauros Rex aos terríveis Velociraptores, este livro está cheio de incríveis imagens dos predadores pré-históricos para criar e completar. Além de riscar e rabiscar os mortais dinossauros, os miúdos vão aprender imensas coisas sobre estas criaturas que habitaram a Terra há muitos milhões de anos. Dinossauros -Riscos e Rabiscos, de Andrew Pinder, com 160 páginas e pelo preço de 9,90 euros.

A Oficina do Livro relançou a coleção de Os Cinco, de Enid Blyton, com a edição dos seus dois primeiros volumes, Os Cinco na Ilha do Tesouro e Nova Aventura dos Cinco. É o regresso dos heróis que pautaram a nossa infância e vão agora também moldar a dos nossos filhos.

“Nota da Neta de Enid Blyton …A minha avó, a Enid Blyton, escreveu o primeiro livro de Os Cinco … em 1942,em plena Segunda GuerraMundial (1939-45). Nessa aventura, o Júlio, o David e a Ana conhecem a prima Maria José e o cão dela, o Tim. Rapidamente percebem que é melhor nunca a tratarem por Maria José! Juntos vão explorar túneis e grutas, descobrir passagens secretas e resolver crimes. ”

A Gaivota e o Passaroco, de José Carlos Vasconcelos e ilustrações de Frederico Rocha, com a chncela Gradiva Júnior é uma história de puns. Puns de briga e puns de cheiro que assustavam toda a gente.

Para os pequenos cientistas, sempre curiosos indicamos o livro Porque é que o Ranho é verde? e outras perguntas e respostas extremamente importantes, de Glenn Murphy, com a chancela da Gradiva Júnior. De 0nde vem o vento e para onde vai?, Como apareceu a Lua?, De que é feito o espaço?

A intemporal história de Pinóquio surge agora numa imponente edição do Círculo de Leitores, numa versão colorida e repleta de janelas push up, janelas para abrir e tiras para puxar que dão uma nova roupagem a este clássico com As Aventuras de Pinóquio, do ilustrador Zdenko Basic e Manuel Sumberac, com adaptação de Stella Gurney. O livro incluí novas personagens como o Engole-Fogo, Pavio, Homenzinho, O Pescador, a Fada Azul e o Gato. Vai vêr os seus filhos a desfolhar devagar estas páginas e a encantarem-se. E para a magia continuar veja também a nova edição do Gato das Botas, com ilustrações de Gerald Kelley, também com a chancela do Círculo de Leitores.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta