Sugestões de Natal: esta quadra ofereça música

Caso tenha deixado tudo para a última hora e ainda não tenha comprado os presentes de Natal, o C&H deixa aqui uma ajuda nessa hora de dificuldade e correria. Para isso sugerimos oito presentes para agradar todos na família: desde a avó que não dispensa nenhum CD de fado até à sua prima adolescente fã de todos os festivais de Verão. Aqui pode também encontar boas sugestões de CDs para se presentear … a si mesmo. Afinal, nessa época todos mereces uma lembrancinha, deixada – ou não – pelo Pai Natal.Com a confirmação da UNESCO do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, nada melhor do que oferecer um CD de fados, como o FADO – Estranha Forma de Vida, apresentado pela editora Farol. Para assinalar este momento histórico, Fado reúne num cd duplo as maiores figuras da história do Fado. No CD1, os maiores artistas da atualidade, desde Mariza, a Camané, Ana Moura, Mafalda Arnauth e Carminho, e alguns nomes emergentes como Marco Rodrigues, Cuca Roseta, Ricardo Ribeiro ou Filipa Cardoso. Já o CD2 conta com grandes figuras históricas, como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo ou Hermínia Silva.

Outra das sugestões desta época é o disco de Natal mais cool de sempre: Noel! Noel! Noel!, da Universal Music. Jamie Cullum, Iggy Pop, Madeleine Peyroux, Rufus Wainwright, Carla Bruni, entre muitos outros, interpretam temas intemporais de Natal. São temas imperdíveis como “Let it Snow”, “White Christmas”, “Silent Night” entre muitos outros que o maestro Michel Legrand juntou para as grandes vozes de talentos tão diversos. Com arranjos criados para orquestra sinfónica (34 músicos) com jazz big band (16 músicos), o disco foi gravado em Nova Iorque e conta ainda com um original intitulado: “Noël d’Espoir”. A edição está disponível para o mercado físico e digital e no caso especial do iTunes, o disco conta com três músicas exclusivas interpretadas por Renan Luce, Olivia Ruiz e –M-.

Também da Universal, foi recentemente lançado uma caixa que junta num só pacote a (quase) totalidade do espólio gravado pelos Ornatos Violeta numa edição que comemora o 20ºaniversário da criação da banda (1991-2002). Esta caixa contém as reedições dos álbuns Cão! (1997) e O Monstro Precisa de Amigos (1999) e ainda um terceiro CD, Inéditos/Raridades, que reúne temas da banda até agora dispersos por compilações e outros que nunca chegaram a ser editados. Na parte das raridades, sucedem-se: “Dez Lamúrias por Gole”, o primeiro registo dos Ornatos (1995, que saiu numa colectânea da revista Ritual); “Tempo de Nascer” (1998, que integrava o alinhamento da compilação Tejo Beat), “Circo de Feras” (1999, a cover do tema dos Xutos & Pontapés, para o álbum-tributo XX Anos XX Bandas) e “Marta” (1999, “lado B” do CD-single de Ouvi Dizer). Do lado dos inéditos, recuperam-se “Como Afundar”, “Há-de Encarnar”, “Devagar” e “Rio de Raiva”, das sessões de gravação de O Monstro Precisa de Amigos (1999) e ainda “Pára-me Agora”, das sessões de Monte Elvis (2001), o tal anunciado terceiro álbum da banda que nunca viu a luz do dia.

Os Clã prepararam para esta época natalícia uma edição especial do seu Disco Voador, o primeiro álbum da banda feito para os mais novos. Nesta edição especial da Clave de Som, junta-se ao álbum, o Caderno Arco Íris e ainda dois coloridos pins Disco Voador. Arco-Íris é um caderno pessoal e secreto, onde os supernovos podem registar as coisas que mais gostam, as que detestam e outras assim-assim e divertirem-se a colorir e combinar as muitas personagens ilustradas que vivem nestas páginas. Inspirado na canção «Arco-íris», do Disco Voador, com letra de Regina Guimarães, este caderno foi ilustrado por Rui Duarte e Victor Almeida.

A par com a edição especial (e porque o Natal é tempo de coisas doces) os Clã, em parceria com a Casa Grande Chocolatier, criaram um Chocolate Disco Voador, com 100 gramas de chocolate de leite, para combinar com o tema “Chocolatando” do Disco Voador.

Se preferir pode apostar em novidades este Natal. Cai o Carmo e a Trindade, o disco de estreia dos Amor Electro é a nossa sugestão. A mais jovem banda da música pop cantada em português escolheram uma série de canções que fazem parte do panorama musical português e fizeram temas originais, com a colaboração de alguns instrumentistas representativos da nossa cultura. O álbum é da Valentim de Carvalho.

Ainda no que toca a música portuguesa, outra sugestão de prenda pode passar pelo novo álbum de Susana Félix, da Farol Música. Três anos depois do seu último disco Pulsação e um ano depois da homenagem a Ary dos Santos em a Rua da Saudade, a cantora regressa com Procura-se, um trabalho  que se afasta das sonoridades mais acústicas dos últimos trabalhos e que fica marcado pelo dueto com o uruguaio Jorge Drexler em “A idade do céu”.

Se tem uma teenager a quem presentear, nada melhor do que oferecer-lhe o primeiro disco das Bloom Bell, que são apresentadas como “a mais estimulante banda teenager, 100% feminina e nacional”. Clara (voz), Cat (guitarra), Dannie (bateria) e Luísa (baixo) têm idades entre os 18 e os 20 anos e dão corpo a uma “colecção de canções simples e directas, carregadas duma energia contagiante, que mostram uma banda com uma coesão pouco comum na sua faixa etária e demonstra o quanto este projecto é inovador, pela formação que têm em música”. Há ainda a dizer que este é um trabalho produzido pela Blim Records e foi gravado no seu estúdio com letra e música de Xana Abreu e David Alves. A estreia das Bloom Bell em disco é feita de dez canções, onde a irreverência da banda se revela, quer cantem em português ou em inglês. Uma edição da Valentim de Carvalho.

 

Antecipe o Verão e ofereça passes para os festivais de música

Ainda no campo musical, um presente original em alternativas aos CD’s são os passes para os festivais de Verão. As nossa sugestões vão para o MUSICard CP e para o Passe 5 dias SWtmn 2012.

O passe da CP, que já vai na sua oitava edição, é já um instrumento de culto entre os jovens portugueses para acesso aos mais importantes eventos de música do país: Super Bock Super Rock, Sudoeste TMN e, este ano pela primeira vez, o Nova Era Beach Party, a realizar na cidade do Porto. Trata-se de um cartão que combina a entrada nestes três eventos de música, viagens de ida e volta em Comboios Regionais, Intercidades e Urbanos, e ainda o acesso a uma área reservada no campismo do Sudoeste TMN, na Zambujeira do Mar, bem como ao campismo do Super Bock Super Rock.

O MUSICard CP custa 110 euros e está à venda em 15 estações ferroviárias do país (Sete Rios, Entrecampos, Rossio, Cais do Sodré, Oeiras, Lisboa Oriente, Vila Franca de Xira, Braga, Guimarães, Porto São Bento, Porto Campanhã, Ermesinde, Aveiro, Faro, Portimão), existindo também uma edição limitada, à qual apenas 1500 pessoas terão acesso.

Outra forma de antecipar o Verão nas prendas de Natal é oferecer desde já o passe para todos os dias do SWtmn, que vai acontecer de 1 a 5 de Agosto de 2012 na Herdade da Casa Branca (Zambujeira do Mar).

O passe já está à venda, ao preço de 90 euros até ao dia 31 de Dezembro. Depois disso, passará a custar 95 euros, dada a alteração da taxa de IVA. A FNAC tem também um passe exclusivo com direito a uma área reservada no campismo, que abre a 28 de Julho.

Por  Cristina Alves

Deixar uma resposta