Steven Saylor passou pela Bertrand do Chiado

O autor americano Steven Saylor esteve em Lisboa, a convite do ICAN (International Conference on The Ancient Novel), para participar no IV Congresso Internacional sobre o Romance Antigo, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, de 21 a 27 de Julho.

Editado em Portugal pela Bertrand, o autor aproveitou um tempo livre na sua agenda e passou pela livraria Bertrand do Chiado, na sexta-feira ao fim da tarde, para um encontro informal com os seus leitores e apresentou o seu último romance
O Triunfo de César, o 11º volume da série policial Sub-Rosa.

Durante mais de uma hora, Steven Saylor confessou pouco saber de latim, mas que lê e investiga

muito sobre aquela época da História, recorrendo a livros e estudos de especialistas na Roma Antiga.

O escritor respondeu sinceramente às perguntas e até brincou com algumas situações, como “matar” ou não o seu herói principal, Gordiano, que ele confessou ser “o seu alter-ego e também o seu ganha pão”, no final, foi com um ar bem disposto que autografou os vários livros, que os fãs lhe apresentaram.

Neste episódio, Gordiano vai investigar uma tentativa de assassinato contra Júlio César. César é nomeado Ditador pelo Senado, mas correm rumores que deseja ser rei, um cargo que deixou de existir em Roma há muitos séculos,o que provoca muitas invejas e inimizades.

Alguém avisa Calpúrnia, a mulher de César, que estão a organizar uma conspiração para assassinar o imperador, para impedir o crime ela contrata um investigador – Jerónimo, amigo de Gordiano, que mais tarde aparece assassinado e é aqui, que Gordiano entra na estória. Recentemente regressado do Egipto, com a mulher, Gordiano vai tentar descobrir quem quer eliminar o imperador e quem matou o seu amigo.

Um romance policial, com todos os ingredientes próprios do género, com o complemento de se passar na Roma Antiga, onde os políticos e os inimigos são peritos na arte da conspiração e da movimentação nas sombras.

Steven Saylor é licenciado em História pela Universidade do Texas e tem algumas participações no canal História como perito em política e cultura romanas.

por Elsa Furtado

Deixar uma resposta