Stefan Zweig – Adeus Europa

Título: Stefan Zweig – Adeus Europa
Título Original: Stefan Zweig – Farewell to Europe<
Género: Drama
Realizador: Maria Schrader
Intérpretes: Josef Hader, Barbara Sukowa e Aenne Schwarz, Virgílio Castelo, Nicolau Breyner, João Lagarto, João Didelet, Maria Vieira, João Cabral

Sinopse:

Os anos do exílio na vida de Stefan Zweig, um dos escritores de língua alemã mais lidos do seu tempo, entre Buenos Aires, Nova Iorque e Brasil. Enquanto intelectual judeu, Zweig tenta encontrar a atitude correcta face aos acontecimentos na Alemanha nazi, ao mesmo tempo que vai em busca de um lar no novo mundo.

Este filme é uma co-produção de vários países, entre eles Portugal, e conta a história do escritor austríaco Stefan Zweig, exilado do seu país por causa da Segunda Guerra Mundial e que acabou os seus dias no Brasil.

A narrativa passa pelo Rio de Janeiro, Buenos Aires, Nova Iorque, Petrópolis: etapas na vida de Stefan Zweig que não conseguiu um substituto para a sua pátria apesar da recepção hospitaleira e enorme reconhecimento.
O escritor e pacifista judeu austríaco que previu o declínio da Europa precocemente deixou o seu país natal em 1934 tentando encontrar a atitude correcta face aos acontecimentos na Alemanha nazi, e um lar no novo mundo. Nunca mais regressou do exílio.
O filme descreve quatro episódios da vida de Zweig na América do Norte e do Sul: a sua primeira estadia no Brasil, a participação no Congresso P.E.N. em Buenos Aires em 1936, a visita a Nova Iorque em 1941 e a morte em Petrópolis no ano seguinte.

Deixar uma resposta