Sopa é prato-rei este fim-de-semana em Tomar

Começa amanhã, 8 de Maio, a partir das 12h30, no Mouchão Parque, mais um Congresso da Sopa em Tomar, uma iniciativa organizada pela autarquia local.

Este ano, os participantes para além de poderem saborear 38 variedades de sopa (sopa de corno, sopa de lampreia, sopa à Convento de Cristo, caldo de leitão na caçoila, sopa do Espírito Santo ou sopa de queijo com bolinhas de carne), podem acompanhar com vários vinhos, provenientes de cinco adegas do concelho, tudo isto regado com alguma animação musical.

No recinto do congresso actuam: a Pasacalles de Tunas (14h30), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (15h30) e o Rancho Folclórico de Linhaceira (17h00).

No dia 9 de Maio a festa da sopa continua, uma vez que neste dia decorre o Mercado Novecentista, que pretende recriar os mercados de época com os vendedores vestidos a rigor. Neste dia, os restaurantes aderentes à iniciativa vão oferecer sopa aos clientes.

O XVII Congresso da Sopa encerra também uma vertente de solidariedade, uma vez que a receita gerada reverte para o Centro de Integração e Recuperação de Tomar (CIRE), uma instituição com mais de 30 anos que visa ajudar jovens portadores de deficiência que residam em Tomar.

O bilhete normal custa 8 euros, sendo que crianças entre os 5 e os 12 anos pagam 5 euros. Existe ainda a possibilidade de se adquirem os bilhetes de família (2 adultos e 2 crianças) por 24 euros. A compra dos bilhetes inclui a oferta de pão, água e café, bem como um kit de degustação com tigela, copo e colher, excepto no caso de crianças com menos de 5 anos, que não pagam entrada.

Os bilhetes estão à venda no posto de Turismo, Loja de Cultura do Cine-Teatro Paraíso, Entidade Regional de Turismo Lisboa e Vale do Tejo, e no local, no dia do congresso.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta