Sónia Louro lança Amália – o romance da sua vida

Amália – o Romance da Sua Vida, o livro, da autoria de Sónia Louro e com a chancela da Objetiva teve segunda apresentação recentemente na FNAC Chiado.

Há quem diga que ao ler o livro Amália – o romance da sua vida sente-se Amália em todas as páginas. Mais do que um livro sobre Amália, é também a história coletiva de um povo que vê em Amália um dos seus símbolos nacionais e o Fado como seu património cultural. Amália dizia que o Fado era um mistério e que não se devia falar dele. Sónia Louro admite que o mistério reside na própria Amália e este trabalho de pesquisa foi, também, uma procura por desvendar um bocado esse mistério.

Numa sala repleta de fãs de Amália Rodrigues coube ao Dr. Fernando Monteiro (membro do Conselho Administrativo da Fundação Amália Rodrigues) as honras de apresentar o trabalho de investigação efetuado por Sónia Louro. Este trabalho foi visto pela Fundação com um enorme interesse e como sendo de extrema importância.

De facto o livro Amália – o romance da sua vida ajuda a dar luz a um mundo que era, até então, desconhecido para a maioria dos Portugueses. Um dos exemplos dado é o da importância e relevo que a própria Amália Rodrigues usufruía no estrangeiro nos anos 40 (ao contrário da ideia comum de que este êxito internacional apenas foi conquistado a partir dos anos oitenta), assim como se desconhecia que a maioria das letras que cantava era da autoria da Amália Rodrigues.

Tal como referido pelo Dr. Fernando Monteiro a Amália Rodrigues era muito mais do que as ideologias da época (de que tantas vezes foi alvo), estava acima de tudo isso e este livro, este trabalho detalhado de investigação ajudou a clarificar uma série de aspetos da vida de Amália até então desconhecidos da generalidade das pessoas.

Sónia Louro admite que este livro é o resultado de uma enorme pesquisa por si efetuada, que dividiu primeiramente em dois pontos fulcrais, o primeiro na carreira de Amália e o segundo no de Amália, Mulher.

Nesta pesquisa deparou-se com a importância de Amália no estrangeiro e, acima de tudo, com o impacto que a “nossa Amália” teve em outros grandes nomes da cultura internacional tais como Chico Buarque, Björk e até mesmo Pablo de Neruda.

Sónia Louro conclui da sua pesquisa que a Amália Rodrigues tem o condão de atravessar gerações e isso, conforme a autora admite “é só por si um feito”. Vai de facto mais longe quando diz que “Talvez não seja um exagero dizer que a seguir à bandeira e ao Hino nacionais a Amália Rodrigues poderá ser um terceiro símbolo Nacional”.

Como suporte destas palavras fica um livro que nos conta a história de Amália fadista e mulher!

Sónia Louro, nasceu em 1976 em França. Desde cedo apaixonada pelas Ciências e pela Literatura, acabou por optar academicamente pela primeira, mas nunca abandonou a sua outra paixão. Licenciou-se em Biologia Marinha, mas não perdeu de vista a Literatura, à qual veio depois a aliar a um outro interesse: a História. Fruto desse casamento, este é o seu segundo romance histórico.

Amália – o Romance da Sua Vida, de Sónia Louro, Saída de Emergência – Objetiva, com 384 páginas, à venda por 15,21 euros

Por Sandra Dias

Deixar uma resposta