Sítio Arqueológico Da Quinta Do Almaraz Em Almada Abre A Visitas Dia 21 De Abril

A Câmara Municipal de Almada vai promover o Dia Aberto no Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, no dia 21 de abril, sábado, a partir das 10h00. Estão previstas visitas guiadas por arqueólogos, ateliês de olaria e tecelagem.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Ano Europeu do Património Cultural. Visa dar a conhecer este património, com vestígios que remontam há cerca de 2700 anos. Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem inscrição.

Localizado junto ao castelo, em Almada Velha, o Almaraz foi descoberto em 1987 por Luis Barros e José M. Sousa, arqueólogos da Câmara Municipal. Reconhecido como um importante local arqueológico, no que se refere à ocupação fenícia, foi classificado em 2013 como sítio de interesse público, estabelecendo-se uma zona especial.

Peças de olaria e de tecelagem, trabalhos em marfim, sistemas de pesagem, materiais comercializados noutros interpostos comerciais do  mundo, foram alguns dos materiais arqueológicos encontrados nos quatro hectares da Quinta do Almaraz.

As inscrições nas atividades podem ser feitas para a Divisão de Museus e História Local através do telefone: 212 734 035.

PROGRAMA

10h00 e 16h00: Visitas Guiadas Com Arqueólogos
Uma visita que percorre o sítio arqueológico e onde se conta e explora a história da Quinta do Almaraz, desde a chegada dos fenícios, há mais de 2500 anos atrás, até à atualidade.
Destinatários: Todos | Sujeito a inscrição prévia.

10h30: Oficina De Tecelagem
Participe numa oficina de tecelagem artesanal, uma antiga atividade que se mantém até aos nossos dias, num lugar em que se respira a natureza e se descobre a história. Uma atividade para adultos e crianças partilharem momentos de descoberta, criatividade e diversão.
Destinatários: Famílias com crianças entre os 5 e os 11 anos | Sujeito a inscrição prévia.

15h30: Atelier de Olaria
Atividade onde se observam artefactos cerâmicos recolhidos no sítio arqueológico da Quinta do Almaraz e se desperta a criatividade dos participantes, através da construção e decoração de uma peça de barro, inspirada nos objetos encontrados nas escavações arqueológicas.
Destinatários: Todos | Participação por ordem de chegada.

17h00: Como Nasce Uma Ânfora?
Venha descobrir como os fenícios faziam a loiça do dia-a-dia e os contentores utilizados para o comércio de vinho, azeite e outros alimentos. Esta é uma demonstração que convida todos a viajar no tempo, até ao século VIII antes de Cristo!
Destinatários: Todos | Participação por ordem de chegada.

Deixar uma resposta