Site Hotels.com sugere visita a sítios património da humanidade em risco

A UNESCO actualizou a sua lista de paisagens mundiais em perigo e o site Hotéis.com aconselha a visita a alguns destes destinos, antes de eles desaparecerem. Da lista fazem parte locais como a Catedral Bagrati e Mosteiro Gelati na Geórgia, a Selva tropical de Atsinanana em Madagáscar, os Túmulos dos Reis do Buganda no Uganda e o Parque Nacional de Everglades nos EUA.

O Mosteiro Gelati, construído nos sécs. XII e XVII, na Geórgia, foi reconhecido pela Unesco como património da humanidade em 1994 e colocado na lista de locais em perigo em 2010. Juntamente com a Catedral Bagrati (sécs. X e XI), da qual apenas restam ruínas, o conjunto monumental representa o início da arquitectura medieval na Geórgia. Para quem pretender visitar estes monumentos, o Hotéis.com sugere uma estadia no hotel de quatro estrelas Vila Reta em Poti.

Já em Madagáscar encontra-se a selva tropical de Atsinanana, que corresponde a seis parques nacionais da ilha. Madagáscar serve de habitação a muitas espécies ameaçadas, bem como espécies raras, nomeadamente primatas e lémures.

Segundo sugestão do site hotéis.com, os visitantes da selva tropical de Atsinanana podem ficar hospedados no Sunny Hotel Sambava, de três estrelas.

No Uganda os Túmulos dos Reis do Buganda definem um local de cerca de 30 hectares, constituído por uma montanha, onde no topo se encontra um palácio, de finais do séc. XIX, convertido em cemitério real. A arquitectura é composta por materiais orgânicos, como madeira, sapé, junco e vime, mas são acima de tudo as características intangíveis que lhe definem a identidade. Actualmente este é o local religioso mais activo do reino. O Kampala Serena Hotel, de cinco estrelas, é o alojamento sugerido pelo Hotéis.com para este destino.

Os EUA possuem a maior área selvagem subtropical do continente norte-americano e inclui o maior ecossistema de mangue do hemisfério ocidental. O Parque Nacional de Everglades, na Flórida, é famoso pela sua riqueza de espécies e pela enorme variedade de habitats aquáticos, tornando-o num local de excepção para pássaros e répteis.

A sua variedade de espécies selvagens subtropicais e temperadas é única nos Estados Unidos. No entanto, este destino representa um ecossistema frágil e o declínio do habitat húmido resulta no facto de, desde o início do séc. XX, 95 por cento da população de aves ter desaparecido. Quem ficar curioso de conhecer o Parque Nacional de Everglades pode seguir a sugestão do Hotéis.com e escolher o hotel de três estrelas The Deauville Beach Resort para conhecer com mais calma a região.

Texto de Cristina Alves
Fotos site da UNESCO

Deixar uma resposta