Sintra viaja até aos tempos medievais este fim-de-semana

A Câmara de Sintra organiza uma vez mais a Feira Medieval de Sintra, na Praça D. Fernando II, em São Pedro, a partir das 18h00 de hoje. Assim durante este fim-de-semana é possível viajar no tempo e reviver a estadia da corte em Sintra, no ano de 1428, no reinado de D. João I, onde foi recebida a comitiva enviada por Filipe “O Bom”, que tinha como objetivo preparar o seu casamento com a infanta D. Isabel. 

Este ano a Feira Medieval conta com a presença de mais de 145 participantes: entre artífices com recriação dos ofícios da época, artesãos, mercadores com produtos alimentares e artesanato de origem árabe, produtores com produtos de doçaria, hortícolas, mel, fumeiro queijos, etc., místicos, tavernas com refeições, comidas ligeiras, doçaria e, ainda, tascas com venda de bebidas.

Haverá ainda pólos de animação infantil: dança medieval, aberta a pais e filhos; atelier “Aprender a fazer Pão”; passeios de burro; jogos tradicionais; jogos de tabuleiro e uma oficina sobre traje medieval. Todo o recinto terá uma animação contínua com a presença colorida e movimentada de malabaristas, nobres da corte, mendigos e frades franciscanos. Serão ainda recriados pequenos quadros de animação da história local  à época, como o episódio da Lenda da Sala das Pegas do Palácio Nacional de Sintra ou a passagem do pintor Van Dyck em Sintra.

O horário de funcionamento foi alargado, abrindo às 13h00 no sábado e domingo e também o recinto da feira foi ampliado,  ocupando todo o largo D. Fernando II, a Rua Marquês de Viana e o Largo do Picadeiro. A entrada é livre.

Texto de Clara Inácio
Fotografia de arquivo do C&H de FM

Deixar uma resposta