Sintra recebe em Agosto Milongas de Tango Argentino

Tango_Sintra_DuoPassionA paixão e a sensualidade do tango argentino vão arrebatar Sintra com a realização de milongas, durante os sábados do mês de Agosto.

Promovidos pelo DuoPassion com o apoio da Parques de Sintra, os bailes acontecem no topo nascente do Terreiro, frente ao Palácio da Vila, entre as 17h00 e as 20h00 e pretendem divulgar esta arte classificada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009. Qualquer pessoa pode participar, independentemente do seu nível de conhecimento, ou até apenas assistir, ficando assim a conhecer melhor o tango.

No primeiro sábado, dia 3 de agosto, para além da Milonga, será possível assistir a uma exibição da bailarina e coreógrafa Rita Spider.

O tango nasceu entre a Argentina e o Uruguai no final do séc. XIX, tendo começado por ser apenas uma arte musical tocada com flauta, violino e guitarra. Mais tarde seria introduzido um tipo de acordeão de nome bandoneón. Nos primeiros tempos, o tango era dançado nos portos de Buenos Aires só por pares de homens, o que justifica os rostos voltados para lados opostos. Como era considerado imoral, sobretudo por ser tocado em portos, bares, cafés e casas de prostituição, estava vedado às mulheres.

Ainda hoje, esta é uma dança totalmente dominada pelo homem e em que a mulher desempenha um papel decorativo e de submissão.

As milongas decorrem durante os sábados de Agosto, entre as 17h00 e as 20h00, frente ao Palácio de Sintra. A entrada é livre.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta