Sintra Museu de Arte Moderna recebe 7ª edição do World Press Cartoon 2011

A 7ª edição do World Press Cartoon, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa regressa ao Sintra Museu de Arte Moderna a partir do próximo dia 9 de Abril,  arrancando, como habitualmente com a cerimónia de entrega de prémios ao que melhor se fez em 2010 que está marcada para dia 8 de Abril, à noite, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A edição deste ano recebeu um total de 822 desenhos, da autoria de 462 autores, de várias nacionalidades e publicados em diversos jornais e revistas oriundas de 70 países, dos quais foram selecionados 400 trabalhos. Os vencedores foram escolhidos durante o mês de Fevereiro e são  oriundos da Albânia, Austrália, Brasil, Espanha, México, Polónia e Portugal.

O júri deste ano é constituído por António Antunes, director do salão e cartoonista do jornal Expresso, pelo britânico Ralph Steadman, por Anita Kunz, ilustradora e artista canadiana, por Alessandro Gatto, pintor, artista gráfico e ilustrador italiano, e pela belga Cecile Bertrand, multifacetada cartoonista, ilustradora e modeladora de plasticina.

No ano passado o  cartoon  vencedor foi   uma caricatura do primeiro-ministro russo Vladimir Putin e os cartoons Steve Jobs e Karzai valeram a Vaclav Teichmann e a David Rowe o 2.º e 3.º prémio na mesma categoria.

A edição de 2011 contará com uma nova dinâmica e será alargada, ocupando dois pisos do Sintra Museu de Arte Moderna. A mostra vai poder ser vista pelo público de 9 de Abril a 30 de Junho , de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00, incluindo feriados e tem entrada gratuita.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta