Show Me Rio Mostra a Cidade Maravilhosa em Livro e Documentário

capa_livro_rioO Corcovado e a Praia de Copacabana podem dar bonitos postais ilustrados, mas Show Me Rio (Mostra-me o Rio) vai mais além e quer mostrar a Cidade Maravilhosa aos olhos dos seus habitantes, em vertentes que tantas vezes escapam aos turistas mais desatentos. Da autoria da jornalista Rita Sousa Tavares, o projeto apresentado a semana passada na Embaixada do Brasil em Lisboa consiste de um livro e de um documentário, que contam com a participação de 19 cariocas célebres, entre os quais Chico Buarque, Maitê Proença, o artista plástico Vik Muniz e o escritor Zuenir Ventura.

Editado pela Café Pessoa, o livro apresenta-se numa edição bilingue – em português e inglês – incluindo no final roteiros, dicas sobre restaurantes e outras sugestões da autoria das figuras públicas que nele participaram. Já o documentário de 47 minutos, vendido em conjunto com o livro, tem áudio em português e legendas em inglês e castelhano.

Show me Rio é apenas o primeiro passa de um projeto maior de Rita Sousa Tavares intitulado Show me Cities (Mostra-me Cidades), que incluirá outras cidades. Lisboa será a próxima paragem, prevendo a autora ter o respetivo livro/guia concluído até ao final deste ano.

Rita Sousa Tavares lançou em junho, em parceria com a editora Convida e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o guia Lisboa Convida Brasil, dedicado aos turistas brasileiros que visitam a capital portuguesa.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta