Sextante edita livro de memórias do Nobel Tomas Tranströmer

As Minhas Lembranças Observam-me é um livro de memórias do poeta Tomas Tranströmer onde o autor descreve como foi a sua infância e adolescência na Suécia, os seus hábitos e a sua educação, e como descobriu a poesia.

Tomas Tranströmer, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2011, é agora publicado pela Sextante Editora, numa edição com posfácio do crítico e poeta Pedro Mexia, incluindo dez poemas inéditos e várias fotografias do autor e dos seus manuscritos.

 «A minha vida.» Quando penso estas palavras, vejo diante de mim um rasto de luz. Observando melhor, a luz tem a forma de um cometa, com uma cabeça e uma cauda. A extremidade mais luminosa, a cabeça, é a infância e a idade do crescimento. O núcleo, a parte mais densa, é a primeira infância, quando são determinados os traços principais da nossa vida. Tento recordar-me, tento chegar lá. Mas é difícil movimentarmo-nos nessas regiões muito condensadas, e perigoso, tenho a sensação de que chegaria muito próximo da morte. Mais adiante, o cometa dilui-se: é a parte mais comprida, a cauda. Torna-se cada vez menos denso, mas também mais largo. Encontro-me agora num ponto muito avançado da cauda do cometa; tenho sessenta anos no momento em que escrevo estas linhas.

As minhas lembranças observam-me, de Tomas Tranströmer, Sextante, com 104 páginas, à venda por 13,30 euros.

Deixar uma resposta