Setúbal acolhe o festival Marisco no Largo

ml_2013Decorre entre 15 e 25 de agosto, em Setúbal, o Marisco no Largo, evento que marca o início dos festivais Super Gastronómicos, organizados pela Super Bock e pela EV- Essência do Vinho. Apoiado pela autarquia local, o festival decorre no Largo José Afonso, entre as 18h00 e as 24h00, oferecendo menus exclusivos de mariscos nos restaurantes Beira Mar, Martróia, Novo 10 e Rius.

Por Setúbal passarão também alguns novos talentos da cozinha para sessões culinárias ao vivo. Do cartaz fazem parte Sónia Carocha, uma das participantes do Masterchef português, que se apresenta nos dias 16 e 24. As propostas da chefe são filetes de sardinha em escabeche e filete de sardinha sobre gaspacho crocantes. Já na companhia de Beatriz Carvalho, Beer Sommelier da Unicer, Sónia demonstrará como diferentes cervejas podem harmonizar com várias propostas gastronómicas. Desta feita, a ementa é composta por figos salteados recheados com queijo de Azeitão e amêndoa laminada, linguini caseiro de coentros com camarão salteado e mexilhão e tarte de malte e requeijão com compota ácida de laranja.

Nos dias 17 e 23 chega a vez de Rodrigo Meneses, colaborador do canal televisivo 24 Kitchen mostrar o que vale com algumas receitas fáceis de fazer em casa, entre as quais abacate e camarão ou posta de corvina em pappellote com batata e tomilhos salteados. As ostras do Sado estarão em destaque na participação de Luís Barradas, no dia 18. Ostras em três salsas e ostras em picles, salicórnia, pepino e algas são apenas duas das sugestões. O lema “a nobreza do que é bom e português” marca o contributo de Bruno Antunes, chefe de cozinha da Herdade da Malhadinha Nova.

No dia 22, será tempo de experimentar cavala com salada de rebentos e redução de balsâmico ou o risoto de caldeirada com pargo de anzol. Fábio Bernardinho, chefe e formador em cozinha, encerra o Marisco no Largo, a 25, com caneloni de navalheira e lombinho de dourada do mar braseada com gelado de amêijoa à Bulhão Pato e um ar de mar.

Para além dos acepipes, os visitantes poderão também experimentar as já conhecidas Super Bock e as novas cervejas artesanais Super Bock Seleção 1927, estas últimas disponíveis nas edições limitadas Imperial Stout e Premium American Lager.

O Marisco no Largo acontece de 15 a 25 de agosto e a entrada no recinto, com a oferta de uma cerveja, custa 2,5 euros.

 Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta