Sete andares de Cultura nos Aliados a partir de sexta-feira

7avenidaA partir da próxima sexta-feira, 19 de abril, a cidade do Porto ganha sete andares de Cultura em plena Avenida dos Aliados. No âmbito da segunda fase do projeto camarário, 1ª Avenida, o edifício AXA, até agora devoluto, será reconvertido num centro cultural com sete pisos e 50 salas para acolher várias iniciativas culturais da cidade.

Um bar, uma livraria, uma sala de apresentações, concertos e projeções de vídeo, são alguns dos planos para o 1º piso do edifício. A programação do segundo andar ficará a cargo da Fundação Serralves e o quarto andar terá estúdios que permitirão acolher temporariamente instituições como a Academia Contemporânea do Espetáculo e os festivais Porta Jazz e Shortcutz. Já o quinto piso será ocupado permanentemente pelas atividades do Balleteatro e da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo). Os dois últimos pisos serão reservados a projetos artísticos de carácter itinerante.

O novo equipamento cultural será também um espaço de co-working e uma residência artística que dará a conhecer o trabalho de jovens criadores e curadores.

Segundo a autarquia, a iniciativa, que tem como objetivo promover a Cultura da cidade, resulta de um investimento superior a um milhão de euros, sendo que 80% do orçamento total foi financiado pelos fundos europeus do Programa Operacional Temático Valorização do Território  e parceiros privados.

O edifício abre portas a 19 de abril com uma exposição das primeiras atividades que resultaram das 78 candidaturas numa fase inicial. Até ao final de outubro estão previstos mais de 200 projetos no novo condomínio cultural da Invicta.

Texto de Sandra Mesquita

Deixar uma resposta