Serralves em Festa volta em Junho

serralves_junhoA próxima edição do Serralves em Festa decorre nos dias 8 e 9 de junho, altura em que os jardins da Fundação Serralves vão tornar-se no palco do maior festival de artes do país. O programa da 10ºedição, conta com 220 eventos gratuitos ao longo de 40 horas non stop.

Desde a música, passando pela dança contemporânea, o teatro de rua e até pelas artes circenses, a programação do festival privilegia as diferentes formas de expressão artística numa festa multicultural para todas as idades.

Na programação musical, destaca-se o concerto conjunto da Orquestra Jazz de Matosinhos com a WDR Big Band Cologne, com música escrita especialmente para o festival. Para os apreciadores das sonoridades mais alternativas, o Serralves em Festa, em parceria com a webzine Bodyspace.net, a revista Vice e a Amplificasom, junta ao cartaz nomes como Sensible Soccers, Jibóia, Evols, Woodpecker Wooliams, Terrain Ahead, Monster Jinx, Loosers e Uneven Eleven. Haverá, ainda, showcases das editoras Lovers & Lollypops e Turbina e Djs que vão animar a festa até de madrugada.

Na dança, o festival vai contar, entre outros, com o projeto Bodies in Urban Spaces, que aborda a relação da coreografia com os espaços e a peça coreográfica Experience #1, da artista alemã Isabelle Shad.

O circo contemporâneo estará também em destaque no Serralves em Festa, com a companhia belga Okidok, que apresenta Slips Inside, um espetáculo que conjuga acrobacia, magia, mímica e dança. Também a companhia circence Jo Bithume vai apresentar o Traz Fusion, que combina a percussão e a dança acrobática.

No Teatro, as peças Domícila Magic Show, Wondergarden, Projecto Secreto, da companhia Radar 360 e Imaginary Friends, um trabalho realizado pelos britânicos Whalley Range All Stars e a companhia holandesa Babok, são alguns dos projetos apresentados no festival.

Para além de espetáculos, o Serralves Em Festa vai contar também com visitas guiadas às exposições, projeções, workshops e oficinas culturais para as famílias. A entrada no festival é gratuita e, a cada 10 mil visitantes, será sorteada uma viagem de helicóptero. A organização vai ainda disponibilizar transportes gratuitos a partir da Rotunda da Boavista.

Texto de Sandra Mesquita

Deixar uma resposta