Seres fantásticos e mitológicos em edições exclusivas do Círculo de Leitores


Em semana de estreia das Crónicas de Nárnia: O Princípe Caspian, e depois da passagem por Lisboa da escritora fantástica Juliet Marillier, deixamos aqui duas sugestões de obras ditas de referência, na área da mitologia e fantasia, em edição exclusiva do Círculo de Leitores.
Da autoria de Judy Allen, A Enciclopédia da Fantasia, para um segmento mais curioso e menos científico, conta-nos algumas das lendas, origens e estórias mais populares do mundo, sobre seres fantásticos e imaginários.Elfos, fadas, anões, duendes, ninfas, dragões, bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas e espíritos da natureza, são algumas das figuras que a autora identifica e traça o historial, com referência a livros e filmes que as recriem, com destaque para A Fada Oriana de Sophia de M.B. Andersen, ou para as tágides (ninfas do Tejo) dos Lusíadas de Camões.
Destaque também para os animais fantásticos, como o belo e mágico unicórnio, que tem nas tapeçarias vermelhas “A Dama e o Unicórnio”, expostas no Museu Cluny em Paris, e no conjunto “Unicórnio em Cativeiro”, este em tom de azul, no Museu Cloisters em Nova Iorque, datadas de finais do século XV, duas das suas mais famosas representações.O livro tem ilustrações muito bonitas, pinturas, quadros e fotografias e as descrições são de leitura fácil e cativante, uma referência para as várias faixas etárias.

Não tão colorido, mas igualmente de leitura cativante, Mitologia do Mundo, da autoria de Neil Philip traz-nos alguns mitos e lendas, que povoam a História dos cinco continentes.

Começando pelos mitos clássicos, da Grécia e Roma antiga, passando pelos egípcios e pelos escandinavos, com destaque para os vikings, aos povos da Ásia e África, Oceânia e Austrália, sem esquecer as Américas (do Sul, Central e do Norte), o autor não descura nenhum ponto do planeta.

Dos deuses que cospem fogo, aos que exigiam sacrifícios, os bons e os maus, semi-humanos, imortais, todos são descritos neste livro, que embora só tenha 160 páginas é uma excelente introdução ao estudo e descoberta da Mitologia Universal.

por Elsa Furtado

Deixar uma resposta