Sentir O Mar No Prato No Sushi Design Do Farol Hotel

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Sushi Design

Há restaurantes com vista para o mar. O Sushi Design do Farol Hotel, em Cascais encontra-se sobre o mar, potenciando com os sentidos, tudo aquilo que lhe chegar ao prato.

O pequeno espaço envidraçado é uma espécie de casulo à beira mar, aconchegante. Mas quando o bom tempo o permite, as portas correm e o teto recolhe, aumentando assim a proximidade com o Atlântico. Estamos em cima das rochas, na linha de costa de Cascais, com uma moldura de tons de azul pela frente. O atendimento cuidadoso e afável põe-nos à vontade e ajuda-nos a “pescar” nesta carta.

Sushi Design

Pekel é o homem ao leme deste barco e a primeira garantia que podemos dar é a da variedade que é apresentada numa extensa carta. A qualidade é o segundo ponto forte deste restaurante. Tal como acontece no vizinho The Mix, do Farol Hotel, o peixe chega fresco, diariamente, dos Açores.

Começamos por trincar uns Edamame, os saborosos grãos de soja, servidos dentro da vagem. Uma espécie de super-estrela, dentro dos vegetais, no que toca a concentração de fibras, proteína, vitamina e minerais. Depois desta saudável entrada provámos as Gyosas de vegetais (5 euros/ 4 unidades), crocantes e sem vislumbre de gordura.

O Miso, prato típico japonês, tem também espaço nesta carta de entradas, em duas opções: o Miso Especial (4,50 euros) com salmão, camarão, cebolinho, alga wakame e alho francês ou o Miso Shiitake (3,50 euros) com cogumelos Shiitake, cebolinho e alga wakame.
A viagem pela gastronomia oriental continua pelos tatakis, uma de preparar o peixe que o deixa ligeiramente braseado por fora. Atum e Salmão foram as opções apresentadas.

Sushi Design

Um dos pratos que faz crescer água na boca, só à vista, é o AMT Especial (8,50 euros). Uma homenagem do Chefe Pekel à diretora geral do hotel. Trata-se de um camarão panado com salmão e queijo creme e cebolinho. Uma verdadeira delícia, temperada com katsuobushi e cebola desidratada. O molho de kimuchi condimenta o prato.

Avançando para a carta de sushi há uma ampla variedade de oferta. Niguiris (entre 5 e 7 euros/ 2 unidades), Temakis (7 a 9 euros), Niguiris (5 a 7 euros/ 2 unidades), Uramaki (9,50 a 11 euros/ 8 unidades), Sashimi de salmão, atum e peixe branco (entre 22 a 27 euros/ 15 unidades) e Hosomaki (7 a 11 euros/ 8 unidades). Há uma lista de especiais, mais na linha de fusão, como o Dragon Roll, o Café Japan ou o Sushi Design que vão buscar ingredientes mais populares da fusão brasileira como a manga ou o morango. Conte também com uma tentadora lista de Hot rolls (com combinações salmão e camarão, entre 11,50 e os 13,50 euros).

Em grupo, a melhor forma de conhecer a carta é mesmo apontar para um Combinado de Sushi e Sashimi. Há opções de 39 unidades, para duas pessoas (a 45 euros) e de 78 unidades indicados para 4 pessoas (a 90 euros).
A forma meticulosa como é apresentada a seleção, do mais simples, ao mais complexo, eleva a expectativa. Torna-se irresistível fotografar o combinado. A degustação faz-se numa combinação de sons de aprovação, fazendo da refeição uma verdadeira sinfonia de prazer.

Vale a pena ir sem pressas e, à hora do almoço, apreciar a vista deslumbrante. As ondas batem à direita, contra a rocha e à medida que a maré sobe, afiguram-se mais ameaçadoras. À esquerda, cumprimenta-nos o Farol de Santa Maria, a torre quadrangular, revestida com faixas de azulejos brancos e azuis.

Um doce para complementar o sabor a mar? Há várias opções, igualmente surpreendentes e irresistíveis: Tarte de limão merengada com sorbet de caipirinha (8 euros), Crocante de doce de leite com sorbet de framboesa e cassis (8 euros) ou Panna cotta de sésamo com sorbet de tangerina.

A prazerosa refeição estendeu-se no tempo. Pekel despede-se amavelmente e, ficamos a saber que sempre que pode, mais durante a semana, depois de deixar os clientes satisfeitos, poisa a jaleca e entra no mar com a sua prancha de surf. Antes de dar cartas na cozinha, este chefe fez carreira no surf. E não há amor como o primeiro.

O Sushi Design fica no Farol Hotel, em Cascais e abre diariamente para almoço, das 12h30 às 15h00 e para jantar das 19h30 às 22h30.

Deixar uma resposta