Semana Internacional de Piano regressa a Óbidos

piano_obidosRealiza-se entre 25 de julho e 5 de agosto a 18ª edição da SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos. Promovida pela Associação de Cursos Internacionais de Música de Óbidos, com o apoio da autarquia local e do Ministério da Cultura -. Direção Geral das Artes, a iniciativa oferece cursos e master classes para 40 instrumentistas, que terão a possibilidade de mostrar os seus dotes em palco no final do evento e habilitar-se ao Prémio Antena 2. Este ano, a orientação cabe aos professores Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom, Manuela Gouveia e Luiz de Moura Castro.

Para além dos cursos, a SIPO oferece concertos a cargo dos docentes convidados. A 26 de julho, o Auditório Municipal da Casa da Música recebe às 21h00, Josep Colom, que interpretará obras de Haydn, Mozart, Beethoven e Schoenberg. À mesma no dia seguinte será a vez do piano de Luiz de Moura Castro encher a sala de Óbidos. Márcio Carneiro no violoncelo e Manuela Gouveia ao piano chegam a 28 com a música de Freitas Branco, Villa-Lobbos e de Falla. Chopin e Brahms poderão ser escutados a 29 de julho graças a Boris Berman. Já na quarta, dia 31, Paul Baduka-Skoda interpreta obras de Mozart, Beethoven e Bartok.

A 1 de agosto, a iniciativa marca presença na Igreja de Santa Maria, com o concerto de órgão a cargo de Bridget de Moura Castro, às 17h00. Duas horas mais tarde, será possível atestar o talento dos laureados do Prémio Antena 2. A SIPO prossegue no dia seguinte com o concerto de homenagem a Helena Sá da Costa, às 21h00. No sábado, dia 3, às 17h00 e às 21h00 os participantes das Master Classes mostrarão os seus dotes em duas apresentações. A Semana dedicada aos pianos encerra no domingo, dia 4 de agosto às 21h00 com o concerto de Fermín Bernetxea.

A SIPO decorre entre 25 de julho e 5 de agosto. Os bilhetes para os concertos custam 15 euros, sendo a entrada livre para o realizado na Igreja de Santa Maria. O passe, para todo o evento, custa 100 euros.

Texto de Alexandra Gil

 

Deixar uma resposta