Palmela promove Semana Gastronómica do Moscatel

A partir de hoje, dia 8, e até 14 de Novembro, a Câmara Municipal de Palmela e a Associação sa Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul promovem a Semana Gastronómica do Moscatel. A iniciativa insere-se no programa de comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, que se assinala a 14 de Novembro, no qual o Moscatel tem lugar de destaque, com várias iniciativas que pretendem demonstrar a versatilidade e riqueza deste néctar regional, de qualidade reconhceida.

A utilização do Moscatel ao serviço da culinária, adicionando doçura e imaginação a pratos requintados e sobremesas surpreeendentes, está no centro da Semana Gastronómica do Moscatel. Durante esse speríodo, o conjunto de restaurantes do concelho que aderiu à iniciativa irá propor aos seus clientes menus especiais, confeccionados com Moscatel.

As reservas efectuadas através da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul (telefone ou e-mail info@rotavinhospsetubal.com) terão, também, acesso à campanha “Escolha o Restaurante, Oferecemos o Moscatel”.

As comemorações do Dia Europeu do Enoturismo em Palmela integram, ainda, o lançamento da publicação Doçaria com Moscatel, no dia 14 de Novembro, às 15h00, na Casa-Mãe da Rota de Vinhos. O livro reúne as receitas apresentadas, em 2009, no âmbito do Concurso de Doçaria com Moscatel.

Doce de Fatia, Doce de Colher e Doce Frito ou Biscoito são as três categorias disponíveis, onde marcam presença, por exemplo, o Bolo de Mel com Segredo, de Palmira Salvado, o Doce Conventual com Moscatel, do Restaurante Alcanena, ou o Pastel de Moscatel, de Nuno Gil, primeiros classificados em cada uma das categorias. Estas e outras delícias que integram o livro estarão disponíveis para degustação na Mostra de Doçaria com Moscatel, a decorrer na Igreja de S. João durante os dias 13 e 14 de Novembro, entre as 10h00 e as 19 hh00.

Visitas a adegas com prova de produtos regionais e cursos de iniciação à prova de vinhos completam o programa das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo em Palmela.

Texto de Cristina Alves

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.