Palmela promove Semana Gastronómica do Moscatel

A partir de hoje, dia 8, e até 14 de Novembro, a Câmara Municipal de Palmela e a Associação sa Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul promovem a Semana Gastronómica do Moscatel. A iniciativa insere-se no programa de comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, que se assinala a 14 de Novembro, no qual o Moscatel tem lugar de destaque, com várias iniciativas que pretendem demonstrar a versatilidade e riqueza deste néctar regional, de qualidade reconhceida.

A utilização do Moscatel ao serviço da culinária, adicionando doçura e imaginação a pratos requintados e sobremesas surpreeendentes, está no centro da Semana Gastronómica do Moscatel. Durante esse speríodo, o conjunto de restaurantes do concelho que aderiu à iniciativa irá propor aos seus clientes menus especiais, confeccionados com Moscatel.

As reservas efectuadas através da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul (telefone ou e-mail info@rotavinhospsetubal.com) terão, também, acesso à campanha “Escolha o Restaurante, Oferecemos o Moscatel”.

As comemorações do Dia Europeu do Enoturismo em Palmela integram, ainda, o lançamento da publicação Doçaria com Moscatel, no dia 14 de Novembro, às 15h00, na Casa-Mãe da Rota de Vinhos. O livro reúne as receitas apresentadas, em 2009, no âmbito do Concurso de Doçaria com Moscatel.

Doce de Fatia, Doce de Colher e Doce Frito ou Biscoito são as três categorias disponíveis, onde marcam presença, por exemplo, o Bolo de Mel com Segredo, de Palmira Salvado, o Doce Conventual com Moscatel, do Restaurante Alcanena, ou o Pastel de Moscatel, de Nuno Gil, primeiros classificados em cada uma das categorias. Estas e outras delícias que integram o livro estarão disponíveis para degustação na Mostra de Doçaria com Moscatel, a decorrer na Igreja de S. João durante os dias 13 e 14 de Novembro, entre as 10h00 e as 19 hh00.

Visitas a adegas com prova de produtos regionais e cursos de iniciação à prova de vinhos completam o programa das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo em Palmela.

Texto de Cristina Alves

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta