Segunda edição da Lisbon Week decorre em Setembro

Embaixadores Rota História e Rota Arte LWA segunda edição da Lisbon Week volta às ruas de Lisboa de 21 a 28 de setembro, mais uma vez pelas mãos da mentora Xana Nunes, depois do sucesso que atingiu na sua primeira edição. Desta vez o epicentro será na Rua das Portas de Santo Antão, passando desde o Parque Eduardo Sétimo e o Marquês de Pombal até ao Rio Tejo. Serão visitados edifícios com séculos de história, exploradas obras de artistas nacionais e estrangeiros, assim como concertos e palestras em locais não habituais.

Numa co-produção da Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio oficial da Caixa Geral de Depósitos, voltam a existir as rotas temáticas; a Rota História e a Rota Arte têm como mecenas a CGD estando cada uma a cargo do Professor José Sarmento de Matos (pela segunda vez) e a Delfim Sardo respetivamente.

Na Rota História serão organizadas visitas guiadas que seguirão um roteiro que passará por, por exemplo, o Palácio da independência, a Sociedade de Geografia ou mesmo o Recrutamento da Encarnação, habitualmente fechado ao público.

José Sarmento de Matos refere que “o eixo constituído pela Rua das Portas de Santo Antão e Rua de São José, constitui um dos percursos mais ricos de Lisboa, quer do ponto de vista histórico, quer do ponto de vista patrimonial. Trata-se da mais antiga saída do núcleo urbano de Lisboa para Norte, implantada pelo esquema viário traçado no período romano. A partir da construção da Cerca Nova (1383) a via foi dividida pela porta da mesma, chamada de Santo Antão pela existência na proximidade de um eremitério dessa evocação”.

A Rota Arte irá trazer nesta edição uma exposição itinerante intitulada I’ll be your mirror. Pensada por Delfim Sardo, irá explorar a arquitetura da cidade através de um percurso que guiará o público por um conjunto de edifícios simbólicos que irão alojar exposições de artistas nacionais como Rui Chaves, João Onofre ou José Pedro Croft.

A Lisbon Week 2013 é de acesso livre, estando apenas sujeita a reserva. As reservas para as visitas da Rota História e da Rota Arte iniciam-se a 15 de julho, mediante marcação através do e-mail reservas@lisbonweek.pt ou no site oficial.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta