Segredos da Maçonaria Portuguesa, por António José Vilela

Segredos da MaçonariaO jornalista António José Vilela fez uma pequena incursão ao mundo da Maçonaria e uma pesquisa rigorosa. O resultada dessa viagem é este livro, onde procura responder às seguintes questões: Quem são? O que fazem? Quais os rituais? Que poder e influência têm nas decisões que importam à sociedade? Como estão organizados? Quais os segredos e polémicas em que estão envolvidos?

Em Segredos da Maçonaria Portuguesa conta-se as histórias dos pedidos de favores maçónicos a Paulo Portas e os convites do GOL e da GLLP/GLRP a Pedro Passos Coelho e António José Seguro. Mas também a revolta maçónica contra o gestor António Mexia, a iniciação de Isaltino Morais, a festa maçónica com o cantor-imitador Fernando Pereira, o episódio do mestre maçon que mudou de sexo e todos os pormenores da sessão em que Nuno Vasconcellos foi eleito venerável da Loja Mozart.

Nesta obra vai poder ver reproduzidos documentos secretos internos maçónicos, que indicam como são feitas as iniciações de novos membros, quem guarda os livros dos maiores segredos da Irmandade do Bairro Alto, quais são os sinais secretos usados entre maçons e como funcionam os principais órgãos da maçonaria. São abordados o Grande Oriente Lusitano (GOL) e a Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal, duas das maiores correntes maçónicas portuguesa. Mostra ainda o património da maçonaria, quem são os maçons eleitos para o Parlamento do GOL, o que dizem as actas confidenciais das sessões, como as ligações do espião Jorge Silva Carvalho aos altos graus da maçonaria e ao actual ministro Miguel Relvas.

António José Vilela tem 44 anos. Jornalista desde 1992, é grande repórter da revista Sábado. Licenciado e doutorando em Comunicação Social, mestre em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa. Venceu dois prémios nacionais de jornalismo: Prémio Reportagem Segurança Rodoviária e Prémio Reportagem Orlando Gonçalves, ambos com trabalhos publicados na Notícias Magazine (Diário de Notícias/Jornal de Notícias). É autor dos livros Viver e Morrer em Nome das FP 25 de Abril (2005); Segredos e Corrupção, o Negócio das Armas em Portugal (2009); e Salazar e a Conspiração do Opus Dei (2011). Há mais de dez anos que investiga a maçonaria.

Segredos da Maçonaria Portuguesa de António José Vilela, com a chancela da Esfera dos livros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta