Sangue do Meu Sangue é o filme nacional escolhido como candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro

A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas selecionou o filme português do realizador João Canijo, Sangue do Meu Sangue, para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro que é entregue anualmente pela The Academy of Motion Picture Arts and Science, da Academia de Hollywood.

O júri foi composto pelo produtor Paulo Trancoso, os atores Susana Borges e Virgílio Castelo, o realizador José Carlos Oliveira, o produtor e realizador Luís Galvão Teles e Lauro António, crítico e ensaísta; analisaram todos os filmes estreados em Portugal no período compreendido entre outubro de 2011 e setembro de 2012 e escolheram o filme realizado por João Canijo e produzido pela Midas Filmes, lançado em outubro do ano passado.

O elenco conta com os atores Rita Blanco, Cleia Almeida, Rafael Morais, Anabela Moreira, Marcello Urgeghe, Francisco Tavares, Fernando Luís, Nuno Lopes e Beatriz Batarda.

Sangue do Meu Sangue já tinha sido agraciado com vários prémios nomeadamente no Festival Caminhos do Cinema Português com o Grande Prémio do Festival e o Prémio Melhor Argumento Original, o Prémio Melhor Realizador e o Prémio Melhor Atriz entregue à atriz Rita Blanco; no Festival International du Film de Pau, em França, recebeu o Prémio de Melhor Filme. Ainda foi galardoado com o Prémio do Público no D’A – Festival Internacional de Cinema D’Autor de Barcelona e recebeu o Prémio da Crítica Internacional e o Prémio Otra Mirada da TVE no Festival de San Sebastian, entre outros.

Texto de Joana Resende

http://vimeo.com/28821846

Deixar uma resposta