Salamanca – cidade do conhecimento e da filosofia

A cidade de Salamanca,  um dos berços da filosofia e do pensamento renascentista, fica torre-salamanca1na província Espanhola de Castela e Leão e é até aos dias de hoje, uma das cidades “universitárias” mais importantes da Europa.

Da misteriosa e lendária Torre do Clavero, ao mítico e fascinante “Céu de Salamanca” – obra de arte renascentista ocultada durante muitos séculos debaixo de um tecto vulgar, numa das salas da antiga universidade, à rã na fachada da universidade que todos os anos desafia os estudantes a descobrirem-na, à imponente Catedral, a colorida Casa Lis e a encantadora Plaza Mayor, cafés e confeitarias onde se fabricam alguns dos melhores “Torrones”  da região, são inúmeros os seus “segredos”.

Rua a rua, recanto a recanto, entre um “café” e um “churro”, um copo de sangria e uma tábua de tapas, entre o burburinho das conversas de café e “das boquerias” e o som das badaladas do sino da Catedral, que dá as boas ao visitantes, do alto da sua “colina”, tudo são descobertas e vivências, numa cidade sempre a evoluir, mas ao mesmo tempo charmosa e convidativa. A descobrir….

Catedral de Salamanca - vista do lado do rio
Catedral de Salamanca – vista do lado do rio

fotos de Francisco Lourenço

Deixar uma resposta