Sabores alentejanos em destaque na Semana do Gaspacho e da Tomatada

O gaspacho e a tomatada vão ser o “prato principal” em mais de cem restaurantes alentejanos entre 27 de julho e 3 de agosto, durante uma semana dedicada às iguaridas feitas com produtos da região, promovida pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo.

O gaspacho e a tomatada são dois pratos típicos do Alentejo, apreciados especialmente no verão, que têm como principal ingrediente o tomate, um produto local de época.

“Inspirados nos produtos da época, esta é uma oportunidade para os restaurantes aderentes darem a provar algumas das iguarias da região não só aos residentes mas também aos turistas”, considera António Ceia da Silva, presidente da ERT do Alentejo.

A gastronomia e os vinhos são “dos principais motivos de visita à região”, segundo a ERT , que está também a desenvolver o programa denominado “Alentejo Bom Gosto”, com vista à valorização e requalificação da gastronomia regional.

Depois das Semanas Gastronómicas do Porco e do Borrego, esta é a terceira de um conjunto de cinco iniciativas do género promovidas pela Turismo do Alentejo, durante este ano.

A lista dos restaurantes aderentes pode ser consultada no site promocional do Alentejo.

Texto de Ângela Nobre  – no Litoral Alentejano

 

Deixar uma resposta