Rotas & Rituais 2012 no cinema São Jorge até 17 de novembro

O festival Rotas & Rituais 2012 é dedicado ao Brasil, país do samba, no âmbito do ano do Brasil em Portugal. O Cinema São Jorge vai receber cinema, conversas, concertos e uma exposição entre os dias 9 e 17 de Novembro.

Esta iniciativa apresenta a maior parte da sua programação com entrada gratuita com exceção para os concertos. Hoje às 21h30, haverá a exibição do documentário MpB – Música Portuguesa Brasileira, mostrando a relação existente entre portugueses e brasileiros através de artistas de várias gerações: Tom Jobim, Nara Leão no Rio de Janeiro, Amália Rodrigues em Lisboa ou Cesária Évora e Tito Paris em Cabo Verde.

De destacar o filme de Marcus Baldini, Bruna Surfistinha que conta com a atriz Deborah Secco no principal papel, em exibição no dia 10 às 21h30.

Quanto aos concertos, Hamilton de Holanda convida Maria João e Mário Laginha no dia 16 às 22h00 e no dia anterior é a vez de Paula e Jaques Morelenbaum convidarem o guitarrista português Pedro Jóia. No último dia do festival os espetadores poderão assistir ao concerto da dupla Mariana Aydar e Duani, de JP Simões e Norton Daiello, um dos mentores dos Couple Coffee.
A exposição é dedicada à Música Portuguesa Brasileira. No primeiro andar do Cinema São Jorge poder-se-á desfrutar de fotografias, desenhos e aguarelas de João Vasco, Sérgio Pagano, Manuela Rolão, Tati Chalhoub e António Herculano de Carvalho.

Os bilhetes para os concertos têm o preço de 10 euros; ao adquirir bilhetes para dois concertos o preço será de 17,50 euros e de 25 euros para três concertos. Todas as outras atividades são de entrada livre mediante lotação da sala. Poder-se-á consultar a programação detalhada no site do cinema.

Texto de Joana Resende

 

Deixar uma resposta