Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo arranca quarta-feira

XIII-romaria-a-cavalo-moita-viana-do-alentejo-IMGA XIII edição da Romaria a Cavalo da Moita-Viana do Alentejo. que vai decorrer entre 24 e 28 de abril, tem partida marcada para as 9h30 da próxima quarta-feira, na Moita., depois da bênção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, junto à Igreja Paroquial da Moita, pelas 9h00.

O percurso continua a ser feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, passando os romeiros pelas localidades de Poceirão, Landeira, Casebres, S. Cristóvão, Casa Branca e S. Brás do Regedouro. A chegada a Viana do Alentejo, um dos pontos altos da romaria, deverá acontecer por volta das 17h00, no dia 27 de abril.

A Romaria é uma tradição comum aos dois concelhos e que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora d’Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora d’Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Atualmente, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro continuam a percorrer os cerca de 150 km, que separam a Moita de Viana do Alentejo, através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita, sendo depois recebidos em Viana do Alentejo por milhares de pessoas, entre locais e visitantes, em ambiente de festa.

A XIII edição da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, contempla ainda exposições de artesanato, arte chocalheira, olaria de viana, a gastronomia, doçaria convencional palaciana entre outros momentos.

Apesar da sua forte componente religiosa, a Romaria assume também uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes, nomeadamente através das animações de rua e de um inédito Desfile de Fanfarras, para além da já habitual tenda das tradições, que apresenta também um programa cultural gastronómico e atividades ligadas a tradição com os cantares alentejanos, para além da participação dos “Ciganos de Ouro”.

A XIII edição da Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo é organizada pela Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Associação de Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo e conta com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo. As inscrições para participar na Romaria a Cavalo podem ser efetuadas através da Divisão de Atividades Económicas da Câmara Municipal da Moita e têm o valor de 25 euros.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta