Ritz Clube reabre este Maio ao fim de 12 anos – atualizado

Encerrado desde o ano 2000 por razões de segurança e após uma reabilitação total, o emblemático espaço lisboeta Ritz Clube reabre ao público já este mês. Marque na agenda: quarta-feira, 16 de Maio. Localizado na Rua da Glória, nº57, perto da Praça da Alegria, o espaço pretende voltar a conquistar o público lisboeta com um programa musical variado.Para o mês de abertura estão já agendadas as passagens de Zé Pedro – que vai inaugurar o espaço, Jorge Palma, Linda Martini, Diabo na Cruz, Marta Hugon e Dealema, entre outros nomes do panorama musical atual.

No dia 17 as hostes são inauguradas com os djs Zé Pedro vs Luís Varatojo + Murdering Tripping Blues, numa noite que promete começar pelas 23h00 e só acabar pelas 6h00, e no dia seguinte à mesma hora é a vez de Jorge Palma regressar aos palcos do Ritz Clube para apresentar os temas do seu mais recente trabalho “Com Todo o Respeito”, entre outros clássicos, depois é a vez dos yeah! e dos Sensible Soccers, diretamente do Porto.

O Ritz Clube que nasceu em 1908, foi um dos locais mais animados e frequentados da noite lisboeta durante algumas décadas, especialmente durante os loucos anos 20 e 30, a par do Maxime, também na Praça da Alegria, inspirado nas modas francesas e americanas, e frequentado pela elite social e pelo jet set lisboeta da época.

Funcionou como palco de encontros e desencontros durante  o Estado Novo e após o 25 de Abril continuou a acolher músicos, artistas, jornalistas, poetas e escritores. Agora e pela mão de três jovens empresários que não estão associados ao panorama musical o Ritz Clube reabre com o lema Lisbon Bohemian Club. A sala principal, entretanto renovada continuará a receber concertos e espectáculos, no entanto fica em aberto a utilidade dos restantes espaços.

Durante alguns anos, o clube nocturno acolheu espectáculos vários, desde peças de teatro a lançamentos de livros. Pela Rua da Glória passaram nomes como os Irmãos Catita, os Peste & Sida, os Ena Pá 2000, Sérgio Godinho e Vitorino entre tantos outros.


Os responsáveis pelo Ritz Clube criaram uma página no Facebook e prometem ao longo do mês de Maio informar o público sobre as novidades do local. Para já, o grande acontecimento é a reabertura do espaço daqui a escassos dias e vai funcionar de terça a domingo, apostando nas várias áreas culturais e géneros musicais.

Bem-vindos ao renovado clube boémio de Lisboa.

 

Por Sofia Rato

Deixar uma resposta