Revolutionary Road nos cinemas portugueses

Uma das estreia da semana é Revolutionary Road, um filme baseado na obra homónima de Richard Yates, publicado em Portugal este mês, pela Civilização Editora, e que conta com a dupla Kate Winslet e Leonardo DiCaprio nos principais papéis, numa realização de Sam Mendes.rr1

Considerado por muitos como um dos filmes de referência deste ano, nomeado para o globo de ouro para o “Melhor Filme Dramático”, Revolutionary Road conta-nos a história de um jovem casal, Frank e April Wheeler, que vivem num subúrbio de Connecticut, na década de 50, numa América em mudança.

Quando se conhecem Frank e April – Kate Winslet são dois jovens cheios de sonhos e ideais,  Kate interpreta uma jovem actriz, bonita e com aspirações a estrela, Leonardo DiCaprio é um jovem sonhador que esteve na Europa durante a guerra e volta deslumbrado com Paris, apaixonam-se e resolvem casar,  achando que conseguem concretizar os seus sonhos.

Depois do casamento, a jovem April engravida o que obriga à primeira decisão do casal, images2mudar para os subúrbios e consequente abandono da carreira por parte da jovem, a partir daqui tudo muda.

O sonhador par torna-se um casal igual a todos os outros, o pai com um emprego pouco criativo, a mãe uma doméstica frustrada sempre insatisfeita, depois vem outra criança, as depressões e a vontadade de mudar aumenta, até o dia em que April toma coragem e convence o marido a largarem tudo e partirem para Paris, mas mais uma vez o destino intervém e as coisas não correm como esperado.

Com um grande realismo e uma interpretação muito forte de Kate Winslet, que venceu orr21 globo de ouro para melhor actriz dramática, este filme mostra-nos a intimidade e a realidade de muitos casais, mesmo nos dias de hoje.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1961 nos Estados Unidos da América e foi agora adaptado ao cinema, recebeu quatro nomeações para os Globos de Ouro, das quais venceu uma e está nomeado para os Óscares,  com Michael Shannon indicado para o papel de Melhor Actor Secundário.

Deixar uma resposta