Restaurante Arcadas em Coimbra e João Vaz no Bussaco têm cartas de Verão renovadas

r_bussaco_1O restaurante Arcadas, na Quinta das Lágrimas, e o Bussaco Palace, no Buçaco, apresentaram recentemente as respetivas novas cartas de primavera/verão, completamente renovadas.

A ementa do Arcadas, concebida pelo Chefe Albano Lourenço, propõe para entrada salada de lavagante, manga, porco bísaro com puré de couve-flor e vinagreta de manga; camarão marinado em erva limão com textura de pera ou creme de aipo com lascas de bacalhau, pétalas de funcho e espuma de percebes.

Lombo de garoupa braseado, tempura de lulas e molho de tinta de chocos e sinfonia de leitão e porco preto com molho de laranja são os pratos que se destacam na ementa dos peixes e carnes.Entre as sobremesas, para finalizar a refeição com sabores mais doces, estão o leite de creme das Lágrimas com gelado de tomilho e telha de papoila e sésamo; o melhor Pão-de-Ló do universo com molho de groselhas ou ainda a minha versão de torta de maçã com mousse de baunilha, gelado de calvados e molho de azeitona preta, entre outras sugestões.

r_lagrimas_1 r_lagrimas  r_img_7698 r_img_7777 r_restaurante_arcadas_ql02 r_img_7778

O Arcadas propõe também menus completos: o Menu da Estação, com sinfonia de porco preto com espinafres, cremoso de castanhas e molho de cogumelo do bosque como prato principal; o Menu de Degustação do Chef Albano Lourenço, com uma grande variedade de opções, e ainda o Menu Pedro e Inês, inspirado na história de amor que teve como cenário a Quinta das Lágrimas.

Já a proposta do Restaurante João Vaz, do Bussaco Palace, para as próximas estações ficaram a cargo do Chefe Dionísio Ferreira. De influência francesa, o restaurante apresenta pratos simples com produtos tradicionais: para o início da refeição é sugerido um Gaspacho de melancia, acompanhado de presunto curado, seguido de uma Salada verde de camarões ao gengibre, vinagrete e aspic de maracujá. Nos pratos principais, o destaque da ementa vai para o Bacalhau confitado, acompanhado de molho de salsa, puré de grão-de-bico e couve lombarda crocante ou um Magret de pato clássico, molho de calvados, gratinado de maçã e courgette salteada. Para sobremesa, o Parfait ao anis estrelado, com crocante de amêndoa é a sugestão doce da casa.

r_atum_marinado r_bussaco_1 r_bussaco_2 r_b1r2876 r_b1r2414 palace_bussaco (1)

Para acompanhar os pratos são sugeridos os vinhos de produção própria das Caves Alexandre de Almeida, abertas, por vezes, aos visitantes.

Texto de Sandra Mesquita
Fotos Thema Hotels e Elsa Furtado (Hotel Palácio Bussaco)

Deixar uma resposta