Republica Checa oferece exposições de Outono

A capital Morávia de Brno tem acolhido desde Junho a International Biennial of Graphic Design – é a exposição mais antiga de design gráfico no mundo. O certame decorre até 28 de Outubro. Praga é ainda palco de inúmeras exposições de arte, do surrealismo ao grafiti.

A exposição Work da California mostra o estilo de vida Californian, a Two or three things I know about Provo irá absorver todos os curiosos com a atmosfera radical dos anos 60 na Holanda.

A primeira mostra de arte de rua a ter um lugar oficial é na galeria Stuck on the City,  organizada pela City Gallery of Prague, no edifício da Biblioteca Municipal. Esta exposição internacional apresenta diferentes correntes de arte de rua. Estarão dispostas fotografias, filmes e inúmeras peças na galeria, mas inúmeras obras de arte de rua estarão espalhados pelas próprias ruas de Praga. Esta será uma oportunidade única para ver em acção os diferentes artistas de Praga ou para desfrutar de um passeio turístico guiado pelos locais escondidos onde estes artistas grafitam a sua arte. Em Outubro terá lugar uma competição na qual todos estão convidados a participar usando a fotografia para captar histórias associadas a um determinado tema. Esta exposição terá lugar entre 10 de Outubro 2012 até 13 de Janeiro de 2013.

A City Gallery em Praga recebe actualmente uma exposição do reconhecido surrealista checo Jan Svankmajer no “Dum u Kamenneho zvonu” na parte velha da cidade (Old Town Square). Svankmajer foi fonte de inspiração para muitos directores cinematográficos, como Tim Burton ou Terry Gilliam. Para além dos filmes, estarão também presentes também trabalhos do autor tais como esboços, colagens, decalques e outros objectos artísticos. A exposição estará aberta entre 26 de Outubro de 2012 até 3 de Fevereiro de 2013.

O New Town Hall em Praga irá receber uma exposição única até final do ano, na qual os visitantes não vão ver, mas sim desfrutar de experiências através dos outros sentidos para além da visão. Serão guiados por pessoas invisuais através destaInvisible Exhibition e experimentar por momentos o que é viver no mundo da escuridão. As visitas estarão disponíveis em cinco línguas e os visitantes terão de fazer o seu registo no site do evento.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta