Região do Norte promove fins-de-semana gastronómicos

Depois de Marco de Canaveses, o Turismo do Porto e Norte de Portugal prossegue amanhã, sábado, em Mirandela e Chaves, com os “Fins-de-semana Gastronómicos”, uma iniciativa que vai envolver até ao final de Maio centenas de restaurantes dos concelhos nortenhos.

Segundo fonte do organismo, esta iniciativa pretende “posicionar o produto estratégico ‘Gastronomia e Vinhos’, numa perspectiva de contemporaneidade, de novos horizontes e desafios revestidos de competitividade”.

Os fins-de-semana gastronómicos vão percorrer, em datas distintas, os vários concelhos aderentes do Minho, Douro Litoral e Trás-os-Montes, que apresentarão as respectivas especialidades.

A iniciativa termina a 21, 22 e 23 de Maio na cidade do Porto, com a realização do I Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos do Porto e Norte de Portugal e da I Feira de Gastronomia A Norte, a realizar na Alfândega do Porto, de 21 a 30 de Maio.

Até lá, e durante 18 fins-de-semana, esta iniciativa vai percorrer um total de 600 restaurantes da região do Porto e Norte, promovendo um prato e uma sobremesa típica de cada um dos 60 municípios aderentes.

Sob a marca “portoenorte.come”, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com os municípios que a integram, vai levar a cabo a iniciativa dos fins-de-semana gastronómicos.

“Rasgar novos horizontes para que o produto estratégico “Gastronomia e Vinhos” se apresente como uma realidade, cada vez mais concertada no âmbito de um adequado planeamento estratégico”, são os grandes propósitos desta acção de promoção.

Em Mirandela, sábado e domingo, há para degustar o anho assado no forno com arroz de forno e fatias do freixo à sobremesa, e em Chaves, à mesa vão estar ossos de assuã e rabanadas de mel.

Seguem-se nos dias 6 e 7 de Fevereiro os concelhos de Baião, Montalegre, S. Tirso e Trofa.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta