Receitas para Vinhos Verdes

receitas para vinhos verdesA Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e a  Civilização Editora reuniram 40 menús, elaborados por 10 chefes, em que o vinho verde é o principal ingrediente, no livro Receitas para Vinhos Verdes – 10 Chefes, numa publicação que surge depois do Concurso de Gastronomia com Vinho Verde.

O Concurso de Gastronomia com Vinho Verde permitiu reunir um conjunto de receitas e menús onde este tipo de vinho domina. De tal forma que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) decidiu, em conjunto com a Editora Civilização, lançar um livro que reunisse os menús elaborados por 10 chefes de renome.

O lançamento oficial decorreu no passado sábado, no restaurante “A Ver Navios”, ao miradouro de Santa Catarina em Lisboa.

Os convidados puderam saborear o menú elaborado pelo restaurante e que conquistou o Prémio Verde Prata no Concurso de Gastronomia com Vinho Verde: lombo de atúm em crosta de coco, dipping de abacate e alcaparras, shot gelado de tomate-cereja; entremeada de porco confitada, arroz cremoso de míscaros e farinheira, tomate meio-seco e esparregado de grelos; espuma de queijo da Serra em mil folhas de canela e pêra escalfada em Verde tinto.

O livro conta com a colaboração da especialista em gastronomia Mafalda César Machado, o trabalho do fotógrafo Pedro Brum e com a colaboração de alguns dos chefes e dos restaurantes que concorreram ao Concurso de Gastronomia e que foram premiados (com outras receitas), nomeadamente Aimé Barroyer, António José Vieira, Bertílio Gomes, Francisco Meirelles, Hélio Loureiro, José Avillez, Luís Baena, Pedro Amaral Nunes, Raul Jimenez e Ricardo Costa.

Por Alexandra Costa / Sentido das Letras

Deixar uma resposta