Real Companhia Velha celebra o décimo aniversário da Essência do Vinho

Real Companhia VelhaSão dez os vinhos que a Real Companhia Velha elegeu para mostrar, dar a provar e celebrar o décimo aniversário da Essência do Vinho, entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, no Porto.  

Entre os dez néctares seleccionados, estão sete novidades que ainda não chegaram ao mercado – ‘Carvalhas branco 2011’, ‘Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc branco 2012’, ‘Quinta de Cidrô Chardonnay branco 2011’, ‘Quinta dos Aciprestes Reserva tinto 2010’, ‘Quinta dos Aciprestes tinto 2009’, ‘Quinta de Cidrô Touriga Nacional tinto 2010’ e ‘Grandjó Late Harvest 2008’ – aos quais se juntam o ‘Quinta de Cidrô Gewürztraminer branco 2011’, o ‘Quinta de Cidrô Pinot Noir tinto 2008’ e o ‘Royal Oporto LBV 2008’.

“A Real Companhia Velha tem marcado presença desde a primeira edição da Essência do Vinho. Este ano, por ser uma edição especial [10.ª], optámos por dar a provar um maior número de novidades, que se destacam também pelo facto de serem dos nossos melhores vinhos. Há vinhos que só vão ser lançados em Setembro, por exemplo, o que consideramos ser uma mais-valia para os curiosos, enófilos e especialistas de vinhos que nos visitem.”, afirma Pedro Silva Reis, Presidente da Real Companhia.

A prova Vinhos do Porto de Sonho, que se realizará no dia de abertura do evento, reunirá seis vinhos do Porto absolutamente raros e a preços que chegam a atingir os 3.000 euros por garrafa. Será uma prova única e nunca outrora realizada em Portugal dos vinhos Andresen 1910, Niepoort VV, Wine & Soul 5G, Scion, Tributa e Wiese & Krohn 1863, que alcançaram pontuação máxima pela revista WINE – A Essência do Vinho.

Vão ser percorridos três séculos de história do universo Symington, com uma prova que reunirá os Dow Vintage 2007 e 1994, passando pelos Graham’s Vintage 1970, 1963 e 1948, o Warre’s Vintage 1960, o Cockburn’s Vintage 1935, os Graham’s Colheita 1935 e 1952, terminando com o Andrew James Symington Reserva Século XIX. Paul Symington, chairman do grupo Symington, orientará a sessão.

Com os 10 Grandes Vinhos do Mundo, prova que reunirá exemplares de Bordéus, Borgonha, Champagne, Douro e Carcavelos, dos brancos Chanson Chassagne Montrachet 1er Cru Les Chenevottes 2009, André Clouet Champagne Grand Reserve Brut, aos tintos Château Lynch Bages Grand Cru Classé 2009, Domaine Sénéchaux Chateauneuf-du-Pape 2007, Xisto – Roquette & Cazes 2009, terminando com o intemporal Carcavellos Quinta do Barão de meados do século XX.

Os reconhecidos produtores Luis Pato e José Bento dos Santos vão lançar durante o evento, um novo vinho elaborado em conjunto e da programação oficial constam também provas verticais de várias colheitas de vinhos emblemáticos: Vale Meão, Pêra Manca, Alvarinho Soalheiro, Mouchão, Quinta do Carmo, Vinhos do Dão (de 1963 a 2003), Moscatéis da José Maria da Fonseca e da Bacalhôa, topos de gama da Sogrape (Barca Velha, Único e Ícone).

Conceituados chefes de cozinha foram desafios e vão preparar criações gastronómicas para harmonizar com vinhos: Yayo Daporta (Galiza, restaurante Yayo Daporta, 1* Michelin), Benôit Shinton (Funchal, Il Gallo d’Oro, 1* Michelin),Dalila e Renato Cunha (Famalicão, restaurante Ferrugem) e Ricardo Costa (V.N. de Gaia, The Yeatman, 1* Michelin).

O “TOP 10 Vinhos Portugueses”  decorrerá na manhã de 7 de Fevereiro, com jurados internacionais no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Os vencedores serão divulgados na Casa da Música, e serão entregues os prémios aos “Melhores do Ano”, no vinho e na gastronomia, em 2012, pela revista WINE, e as distinções “Best Of Wine Tourism”, prémios portugueses, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, que integra a Rede de Capitais de Grandes Vinhedos do Mundo – Great Wine Capitals. Os GNR associam-se à “principal experiência do vinho em Portugal” e participam na cerimónia de entrega de prémios, com um showcase da banda liderada por Rui Reininho.

Organizado pela EV-Essência do Vinho em parceria com a Associação Comercial do Porto, o Essência do Vinho – Porto é considerado um momento importante no calendário europeu das iniciativas relacionadas com o mundo do vinho, reunindo mais de 3.000 vinhos em prova, de 350 produtores (nacionais e estrangeiros). Pode ver a programação oficial aqui.

O horário no dia 7 é das 15h00 às 20h00 e nos dias 8 e 9, das 15h00 às 21h00. Os bilhetes são de 16 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta