Amanhã, 27 de Setembro assinala-se o Dia Mundial do Turismo

Por Elsa Furtado

“Turismo e Energia Sustentável – Potenciar o Desenvolvimento Sustentável” é o tema das celebrações do Dia Mundial do Turismo deste ano, que se assinala esta quinta-feira, dia 27 de setembro e que tem como centro das celebrações em Portugal a Região Centro. “A temática deste ano tem por objectivo enfatizar o papel do Turismo para alcançar um futuro energético com mais esperança, um futuro em que toda a população mundial tenha acesso a serviços energéticos modernos, eficientes e acessíveis”.

Um pouco por todo o país são inúmeras as iniciativas que vão marcar a efeméride. Comecemos pelo Norte do país, onde o destaque vai para a iniciativa dos Solares de Portugal, que  abrem as suas portas no dia Mundial do Turismo, com o intuito de “sensibilizar para a importância da salvaguarda do património, reforçando os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja rique Reinventar o Turismo – Portugal mais sustentável”.

No Douro, o Festival de Cinema dedicado ao vinho e à região vitivinícola – Douro Film Harvest associa-se às celebrações com uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a ANA, aeroportos de Portugal, em que os vários eventos de quinta-feira vão estar ligados à efeméride

Também na quinta-feira,  quem chegar ao Porto por via aérea será brindado com vinhos e produtos gourmet, e quem visitar o Rivoli Teatro Municipal poderá conhecer as exposições Douro na Memória e No Douro, bem como uma mostra de livros sobre a região.

Ainda no Rivoli, pelas 17h30, o teatro recebe uma das “Harvest Talks” deste ano, dedicada ao “Cinema em Portugal”, uma conferência com a Belmondo Filmes. Para as 19h00 está agendada a projeção de Entre les Bras, um dos Food Films desta edição, e às 21h30 será exibido Camino del Vino, da secção Wine Films, apresentado pelo enólogo João Nicolau de Almeida, ambos com sessões gratuitas neste dia.

Também o Sea Life junta-se às celebrações e convida os visitantes a conhecerem gratuitamente os bastidores pela primeira vez desde a sua abertura, às  10h30, 14h30 e 16h30, mediante marcação prévia. A visita guiada tem aproximadamente uma hora e leva os visitantes a conhecer as áreas técnicas e os equipamentos do SEA LIFE Porto, bem como os cuidados de segurança necessários, e ainda aprender a medir os parâmetros da qualidade da água do oceanário e saber mais sobre a alimentação dos animais.

Na zona Centro, onde vão decorrer a maior parte das acções oficiais,  as celebrações incluem cerca de 40 iniciativas, que vão decorrer ao longo de uma semana, co-organizadas pela Turismo Centro de Portugal e por 22 parceiros regionais,  e que tem por objetivo “sensibilizar e envolver tanto os agentes como a população local”.

O programa inclui acções técnicas no âmbito do conhecimento em turismo, como o Workshop ‘”Turismo de Natureza: Desenvolvimento local e a função dos Parques Biológicos”,  e o Seminário “O Turismo como forma de diversificação das actividades económicas – Agrovouga”.

Em destaque vai estar a campanha promocional “CentroCard Tantos descontosA DOBRAR num só destino”, que decorre durante toda a semana “e garante a oferta de um segundo cartão de desconto turístico no momento da compra do primeiro”. O cartão pode ser adquirido nos postos de turismo de TCP, e existe em três modalidades – UNO, DUO, PLUS, e oferece acesso gratuito ou desconto a diversos produtos e serviços turísticos.

Ainda nos postos de informação turística do TCP, os turistas vão ser recebidos no dia 27, com a oferta de produtos regionais, como ovos moles de Aveiro, mel da Serra da Lousã, Maçãs Bravo de Esmolfe, entre outros.

Em Lisboa, as cerimónias oficiais decorrem na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e incluem o evento “Reinventar o Turismo – Portugal mais sustentável”, que junta alguns dos mais reputados especialistas nas áreas da construção, arquitetura, agricultura, energia, água e território e pretende motivar os empresários a introduzirem boas práticas de sustentabilidade nos seus negócios, tornando-os assim mais competitivos, numa iniciativa do Turismo de Portugal.

Ainda na Capital, o Museu do Oriente convida guias-intérpretes nacionais e profissionais de informação turística para uma visita orientada às exposições Presença Portuguesa na Ásia, Deuses da Ásia e O Chá e De Oriente para Ocidente, das 19h00 às 21h00, com entrada gratuita e mediante marcação prévia.

Mais a sul, no Algarve, o Dia Mundial do Turismo vai ser assinalado em Loulé com diversas iniciativas que têm o objectivo de promover segmentos turísticos alternativos ao tradicional sol e praia.

O programa inclui na manhã de dia 27 várias iniciativas relacionadas com a observação de aves na Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, numa iniciativa da autarquia e da Associação Almargem.

Às 16h30 está previsto a inauguração de um sistema de orientação no centro histórico de Loulé, que pretende oferecer aos visitantes dois percursos distintos, um pelo património na zona antiga, e outro pelo comércio, no centro urbano.

No dia 28 à noite, o encontro está marcado para o Pólo Museológico da Água, em Querença, para onde está marcada uma desfolhada.

E no dia 29, pelas 10h00, a divisão de Cultura e Museus reedita as visitas guiadas ao Cemitério de Loulé, subordinadas ao tema “Lugar de Culto e de Cultura”.

Um dos pontos altos das celebrações é incontestavelmente  a atribuição das Medalhas de Mérito Turístico pelo Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e pela Secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, e que este ano vão condecorar 15 figuras, tais como José Mourinho e  o economista Ernâni Lopes (a título póstumo) – Grau de Ouro, o Chefe José Avillez são e surfista Tiago Pires – Grau de Prata.

Após a cerimónia, as comemorações do Dia Mundial do Turismo prosseguem na região do Alentejo, com visita a empreendimentos turísticos e com a apresentação dos projetos da Turismo do Alentejo, ERT.

O Dia Mundial do Turismo assinala-se desde 27 de setembro de 1980, depois de instituído pela Organização Mundial do Turismo na terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

Deixar uma resposta