Quetzal edita A Vida no Céu de José Eduardo Agualusa

PrintO novo romance de José Eduardo Agualusa chama-se A Vida no Céu, e é agora publicado pela primeira vez pela Quetzal.

 Depois que o mundo acabou fomos para o céu.

Na sequência de um desastre de proporções bíblicas – o Dilúvio –, os ricos das grandes cidades constroem enormes dirigíveis e vão viver para o céu. Os pobres improvisam balões, que prendem uns aos outros, ligados a redes, formando imensas aldeias flutuantes. Carlos Tucano nasce numa destas aldeias. Carlos deixa a aldeia onde nasceu e parte à procura do pai, desaparecido numa tempestade. Ao longo desta peregrinação, vai-nos dando a ver a vida no céu, com os seus prodígios, os seus mistérios, e também os seus desacertos, ao mesmo tempo que estabelece ligações com toda uma galeria de personagens extraordinários – uma curandeira e sonhadora profissional sul-africana, um pirata indonésio arrependido, um navegador solitário cego, além de uma adolescente rebelde, Aimée, que conhece no mais belo dirigível do mundo – o Paris. Segundo o Dicionário dos Nefelibatas, incluído no livro, as nuvens (água em estado onírico) são o alfabeto do céu. Este romance ajuda-nos a decifrá-las.

O escritor angolano José Eduardo Agualusa é autor dos livros A Conjura (romance, 1988), com o qual recebeu o Prémio Revelação Sonangol; A Feira dos Assombrados (contos, 1992); Estação das Chuvas (romance, 1996); Nação Crioula (romance, 1998), tendo recebido o Grande Prémio de Literatura RTP; Fronteiras Perdidas (contos, 1999), Grande Prémio de Conto da APE; Estranhões e Bizarrocos, com Henrique Cayatte, (infantil, 2000), Prémio Nacional de Ilustração e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian; Um Estranho em Goa (romance, 2000); O Ano Que Zumbi Tomou o Rio (romance, 2002); O Homem Que Parecia Um Domingo (contos, 2002); Catálogo de Sombras (contos, 2003; O Vendedor de Passados (romance, 2004),The Independent Foreign Fiction Prize; O Filho do Vento (novela, 2006); As Mulheres do Meu Pai (romance, 2007); Na Rota das Especiarias (guia, 2008); Teoria Geral do Esquecimento (romance, 2012), entre outros títulos.

O romance A Vida no Céu tem 192 páginas e o preço de venda ao público é de 16,60 euros.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta