Quebra-Nozes Encantou Coliseu

quebra_nozes_lisboa_3236O bailado em dois actos, Quebra-Nozes esteve ontem, sábado dia 21 de Novembro no Coliseu de Lisboa, para dois espectáculos, às 17h00 e às 21h30, onde encantou miúdos e graúdos, tendo seguido depois para Coimbra, onde deixou também o Teatro Gil Vicente rendido à magia de natal deste conto, com música de Tchaikovsky e coreografia de Petipa, numa exibição do Moscow Classical Ballet.

O Quebra-Nozes conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. A heroína, Clara, gosta tanto da sua aparência que o pede como presente de natal ao seu padrinho. Assim o padrinho Herr Dosslmeyer fabricante de relógios disse ” precisamente para ti”, logo em seguida Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia.

quebra_nozes_lisboa_3537

O seu irmão, Fritz, que tinha visto como o quebra-nozes funcionava, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto, então o quebra-nozes ao ser usado grosseiramente parte um dos seus braços. Diante das reclamações da pobre Clara, oseu pai o juiz Stahlbaun, entrega à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, tendo Fritz que sair para brincar com os seus brinquedos, logo em seguida Clara apanha do chão o braço do quebra-nozes e o consola, abraçando-o nos seus braços até ele adormecer, adormecendo ela também.

quebra_nozes_lisboa_3386Ao adormecer a menina começa a sonhar, e regressa ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho Dosselmeyer criou, a casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas, o Quebra-Nozes  é um soldado de carne e osso e comanda um pelotão de soldados como ele. Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes, que os soldados vencem.

O bosque transforma-se então numa linda estufa de inverno, e o Quebra-Nozes num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha, e ao pé de quem dançam juntos …

quebra_nozes_lisboa_3615

O espectáculo segue para Castelo Branco, Leiria, Braga, Sintra (que já se encontra esgotado), Figueira da Foz e Porto, Coliseu do Porto,  no dia 30.

Fotos de Sara Santos
 

Deixar uma resposta