Quarta edição do Sapo Codebits já começou

A 4ª edição do Sapo Codebits arrancou hoje, com a inscrição de cerca de 700 programadores e 60 oradores para workshops e conversas informais, na Sala Tejo, do Parque das Nações, em Lisboa, este ano numa edição dedicada à Retro Computing.

O Sapo Codebits, promovido pela Portugal Telecom é considerado actualmente como uma das principais montras nacionais de inovação e criatividade, representando um crescimento bastante significativo desde a 1ª edição, que decorreu na Gare Marítima de Alcântara e contou com cerca de 400 participantes.

O evento, organizado pelo Sapo, ocupa o espaço até dia 13 (sábado) deste mês, onde vão decorrer mostras de tecnologia e inovação, debates e apresentações e um concurso de programação nacional, que dá aos participantes 24 horas para porem em prática toda a sua criatividade em engenho no uso da tecnologia.

O evento, tem transmissão online em directo como já vem sendo habitual e conta com uma nova academia de programadores e vai permitir testar em stands de exposição e demonstração “algumas das últimas tendências móveis e da Web”, bem como conhecer alguns dos projectos mais inovadores desenvolvidos nos últimos tempos em conjunto pelas diferentes marcas da Portugal Telecom e dos seus parceiros tecnológicos.

No formato tradicionalmente usado, as propostas são depois apresentadas, em cerca de 90 segundos, e submetidas à votação dos presentes. Na edição do ano passado, os projectos apresentados incluíram desde propostas para melhorar o Mbnet da SIBS a jogos, aplicações vocacionadas para as redes sociais e variadas implementações em Android.

Uma das grandes novidades da edição deste ano, foi divulgada esta manhã, quando a Portugal Telecom apresentou uma nova oferta associada ao serviço MEO. O novo MEO Jogos que introduz uma oferta de jogos on demand, que estará disponível numa primeira fase no PC e, em breve, também através da TV.

O Meo Jogos traduz-se num catálogo de cerca de 20 títulos que serão renovados periodicamente e que estarão apenas acessíveis a clientes do serviço de fibra.

Para ter acesso à oferta é necessário subscrever o serviço, que tem uma mensalidade de 9,99 euros. Pedro Leitão, que introduziu as novidades no arranque da 4ª edição do SAPO Codebits, frisou que o valor corresponde à compra de dois jogos por ano, no modelo tradicional.

Neste caso, o jogador não chega a comprar o jogo, mas por uma mensalidade baixa, assegura acesso constante a uma oferta que se vai actualizando, e que dispensa consolas dedicadas aos downloads, para além do download inicial de uma aplicação que permitirá ligar o serviço pela primeira vez.

Estão disponíveis jogos de algumas das editoras mais conhecidas do mercado, como a Activision, a Atari, Disney, Capcom ou Codemasters. A empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia é a israelita Playcast Media.

Para aderir ao MEO Jogos, é necessário ir a uma Blue Store ou ligar o 16200 para receber em casa o gamepad certificado. E ainda essencial ter uma ligação à Internet em fibra óptica, capaz de responder à maior exigência de largura de banda e latência do serviço, fornecido no modelo on demand e residente nos servidores da PT.

Para já, o SAPO jogos só está disponível no PC, embora a ligação à TV possa fazer-se através de HDMI. A PT não revela quando disponibilizará o serviço ligado directamente à set-top box.

Outra novidade apresentada foi a comercialização para breve do MEO, para computador. Para amanhã e sábado estão prometidas mais novidades.

A abertura do evento esteve a cargo de Zeinal Bava, Abílio Martins e Celso Martinho, responsáveis da PT e do SAPO, que mais uma vez destacaram o crescimento da empresa, que este ano completa 15 anos, a sua importância e peso no grupo PT e alguns projectos actuais e futuros.

Texto de Cristina Alves
Fotos de Sara Santos

Deixar uma resposta