Quais Os Mistérios Que Shakespeare Ainda Guarda? Hoje No TNSJ

O Teatro Nacional São João (TNSJ) apresenta hoje um espectáculo de Macbeth com António M. Feijó como convidado – entre as 15h00 e as 19h00.

Ensaios Abertos insere-se no âmbito do projeto “Escritas, Reescritas, Traduções” e pretende dar resposta a muitas das perguntas que estão ainda hoje associadas a Shakespeare. Neste contexto surge Macbeth – conhecida como a obra maldita de Shakespeare. O porquê desta conotação, o que leva muitos os mais supersticiosos a recusarem pronunciar o seu nome – chamando-a de “a peça escocesa” – e porque continuam os heróis shakespearianos a fascinar gerações são alguns dos temas a serem falados neste ensaio.

A resposta a esta e outras perguntas será discutida hoje na Sala Branca do TNSJ através de uma reflexão sobre a obra do dramaturgo britânico na voz de António M. Feijó – professor de literatura inglesa e americana e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Esta será a primeira sessão dos Ensaios Abertos de Macbeth, um espetáculo a estrear pelo Teatro Nacional São João no início de junho  como sendo a primeira incursão de Nuno Carinhas – diretor artístico do TNSJ, na obra de William Shakespeare.

Com mais duas sessões programas no Mosteiro de São Bento da Vitória com Pedro Mexia  (poeta e crítico português) e posteriormente com Ana Luísa Amaral (professora de literatura e tradutora dos sonetos do “Bardo”) a decorrer nos dias 5 e 18 de abril, respectivamente.

A entrada para todos os Ensaios Abertos é gratuita mas está reservada a um limitado número de participantes – os interessados deverão inscrever-se através do e-mail oficinas@tnsj.pt.

Deixar uma resposta