Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense nos Paços do Concelho em Lisboa

As Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense vão desenrolar-se no dia 5 de dezembro entre as 14h00 e as 19h00 na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, fruto de uma parceria entre esta, através da Hemeroteca Municipal, e o Centro de Investigação Media e Jornalismo (FCSH – UNL). Esta iniciativa tem como objetivo revisitar a história das primeiras publicações periódicas impressas em Lisboa, nos séculos dezassete e dezoito, sendo as primeiras jornadas de um ciclo anual que está a ser programado.

Estas primeiras jornadas pretendem focar-se no tema Das Relações de Severim de Faria à Gazeta de Lisboa, explorando os novos contributos para o conhecimento e para a história destas publicações nomeadamente para as Relações (1626-1628) de Severim de Faria, as Gazetas da Restauração (1641-1648), o Mercúrio Português (1663-1667) de António de Sousa Macedo, e para a Gazeta de Lisboa (1715-1833), sendo estes contributos resultantes das recentes investigações feitas por historiadores e especialistas. A palestra inaugural será proferida por José Manuel Tengarrinha, historiador e autor da pioneira História da Imprensa Periódica Portuguesa, de 1965. Vai assim permitir aos participantes ficar a saber mais sobre as origens, as especificidades e o desenvolvimento dos jornais e revistas que fizeram a história recente de Portugal e da sua capital, Lisboa.

As inscrições nestas jornadas são gratuitas e podem ser efetuadas aqui. em http://blx.cm-lisboa.pt/gca/?id=1407&preview=1

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta