Primeira Linha de Fogo, o novo livro de José Viale Moutinho lançado pela Bertrand Editora

guerra espanholaPrimeira Linha de Fogo – Da Guerra Civil de Espanha aos Campos de Extermínio Nazis, é a compilação de uma série de textos publicados por José Viale Moutinho no Diário de Notícias no verão de 1995 e 1996.

Alguns anos tiveram que passar, depois do 25 de abril, para que houvessem em Portugal textos ou livros sobe a Guerra Civil de Espanha. Muitos dos textos que se encontram, resultado de recolhas dos textos de imprensa nacionais, estão timbrados de um tom nacionalista exacerbando, muitos deles, as figuras de Carmona e de Salazar.

César Oliveira, Iva Delgado e Varela Gomes foram algumas vozes que se ouviram sobre o tema. Mas as suas vozes só passados bastantes anos se fizeram ouvir.

José Viale Moutinho, no verão de 1995 e 1996, publicou, no Diário de Notícias, numerosos textos sobre a Guerra Civil de Espanha que causaram tudo menos unanimidade. Uns exigindo que os textos fossem compilados em livro, outros mostrando completo desagrado contra os termos com que o autor se exprimia. Já o autor alegava que “(…)haviam sido demasiados anos em que o franquismo e respetivos apaniguados beneficiaram de tempo de antena, cabendo agora a vez às vozes libertas com a chamada transição.”

Neste livro o leitor irá certamente encontrar o que ainda não encontrou em livros sobre o mesmo tema!

José Viale Moutinho, durante os 40 anos em que foi jornalista, dedicou a sua atenção e os seus trabalhos de investigação à Guerra Civil de Espanha e aos Campos de Concentração Nazis. Às suas reportagens, publicadas no Diário de Notícias, foram atribuídos os prémios Prémio Norberto Lopes e uma Menção do Bordalo da Casa da Imprensa Nacional.

Tem também publicados os títulos  No Pasarán! (1998), Trincheiras (2003) e Nas Cinzas do Inferno (2004) recebeu em 2012 o Prémio de Carreira do Pen Clube de Galiza.

Texto de Sandra Dias

Deixar uma resposta