Primeira edição da Lisbon Week convida a descobrir a cidade de 22 e 28 de Outubro

Entre os dias 22 e 28 de outubro a Capital ganha nova vida com a primeira edição da Lisbon Week, que tem como tema Share Portugal, numa iniciativa da responsabilidade da XN Brand Dynamics em co-produção com Câmara Municipal de Lisboa. 7 colinas, 7 dias, 7 rotas são o ponto de partida desta acção que convida e desafia a descobrir a cidade fundada por Ulisses.

O objetivo principal desta iniciativa é trazer uma nova dinâmica à cidade de Lisboa, gerando a visita de mais pessoas, a nível nacional e internacional, a uma capital mais ativa e moderna. Segundo Xana Nunes, fundadora do projeto “o Lisbon Week é um evento feito para todos e por todos, com foco em públicos internacionais”. Trata-se de um projeto turístico e cultural em que a cidade de Lisboa vai ser palco deste evento durante sete dias.

Durante uma semana vai ser possível descobrir sete rotas culturais, distribuídas pelas sete colinas da cidade, cada uma pensada por um embaixador, subordinadas aos temas Arte, História, Panorâmica, Gastronomia, Música, Moda e Tradição. Como embaixadores ter-se-á José Avillez, José Cabral, José Pedro dos “Xutos e Pontapés”, Isabel Sarmento, João Botelho, Carlos Coelho e José Sarmento de Matos que desta maneira irão apresentar  a maneira como cada uma vive a cidade.

As rotas irão passar por locais como o miradouro de São Pedro de Alcântara, a Praça Luis de Camões, a Praça de São Paulo ou a Praça Martim Moniz e todas elas apresentarão um olhar especial e contemporâneo da cidade visitando galerias, lojas, museus, bares, igrejas, teatros, ruas e palácios das zonas abrangidas.

Alguns dos locais principais da Lisbon Week vão ser a Praça Luís de Camões – ponto de partida da Rota Caixa Geral de Depósitos Arte, a Praça de São Paulo onde nos dias 25, 26 e 27, a Optimus traz uma selecção da melhor música, por Henrique Amaro e João Paulo Feliciano, a Praça Martim Moniz, que será o ponto de partida para a Rota da Tradição, onde de 5ª feira a domingo será recriado um Mercado Tradicional de venda de produtos artesanais e haverá também uma emissão ao vivo da Rádio Amália com fados amadores.e o Miradouro São Pedro de Alcântara – ponto de partida de todas as rotas da Lisbon Week, que terá disponível informação, mapas e o jornal LW, onde o visitante terá acesso a todos os detalhes de cada uma das Rotas e os eventos programados para os sete dias do evento.

As Rotas são 7:

Rota Moda – aqui  José Cabral, o autor do blog O Alfaiate Lisboeta, vai oferecer uma viagem pelo mundo da moda nacional através dos encontros “Meet the Designer”. O público poderá contactar bem de perto com os criadores e perceber como trabalham, entrar nos seus ateliers, partilharem ideias.

Rota CGD Arte – para a qual a embaixadora Isabel Sarmento convidou a curadora Filipa Oliveira para dar o seu olhar sobre Lisboa e os artistas portugueses, através de encontros com a Arte. Durante os 7 dias, através do conceito “Meet the Artist”, todos os finais de tarde, em Galerias de Lisboa seleccionadas, os artistas vão apresentar pessoalmente a exposição patente, haverá também exposições em algumas Agências da CGD, que incluem trabalhos de Júlio Pomar e das colecções da Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva.

Rota Optimus Música – da responsabilidade do José Pedro, dos Xutos e Pontapés, que seleccionou cerca de 30 espaços nocturnos incontornáveis.

Rota Gastronomia – embaixada pelo Chefe José Avillez, esta rota inclui alguns dos restaurantes mais característicos e na moda da Capital e onde todos os restaurantes da rota vão criar uma “edição limitada” de um prato Lisbon Week que representará para estes chef?s o que é para eles o “sabor a Lisboa”.

Rota História – O professor José Sarmento de Matos desenhou dois circuitos que fazem parte desta rota. Durante sete dias vai ser possível conhecer alguns dos edifícios históricos mais desconhecidos da cidade e não por isso menos surpreendentes: o Palácio da Academia das Ciências, o Convento dos Cardais e o Palácio Ratton, são apenas alguns pontos a visitar no circuito da Rua de O Século.

Rota Panorâmica – tem como ponto de partida o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a Lisbon Week convida a fazer a pé a ronda dos Miradouros de Lisboa, através de uma rota criada por João Botelho, embaixador deste circuito. Da Ermida de São Jerónimo ao Miradouro do Monte Agudo e onde todos os dias haverá encontros com contadores de histórias de Lisboa.

Agora só lhe resta sair de casa e vir descobrir a cidade das 7 Colinas, à beira rio plantada, que inspirou e continua a inspirar artistas e conquista quem a visita, pela sua luz, cheiros, tradição, património, povo e características únicas.

Texto de Joana Resende e Elsa Furtado
Fotos de Elsa Furtado

2 Comentários

  1. Ideia girissima e uma oportunidade unica. Gostava de fazer a rota historica e a panoramica. Onde o encontro e a que horas?????? Acho que esta mal explicado Aguardo noticias PARABENS grande ideia
    I

    • Bom dia, as horas convém ver no site da Lisbon Week. A Rota Panorâmica parte do Miradouro de Alcântara e passa por vários miradouros. A Rota Hostórica tem como ponto principal o Lisbon Story Center e a Rua do Século, mas mais detalhes só mesmo no site deles. Bom dia e Obrigada.

Deixar uma resposta