Praia das Maçãs recebe Nossa Senhora da Praia este Domingo

senhora_marA cumprir aquela que é há muito uma tradição em Colares, no próximo domingo, 31 de agosto, o mar da Praia das Maçãs recebe a imagem de Nossa Senhora da Praia.

A procissão que leva Nossa Senhora ao mar foi realizada pela primeira vez em 1896, após a construção da ermida em sua honra por Alfred Keil, que se inspirou na lenda de que teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs.

Com a morte de Alfred Keil, em 1907, seguiram-se anos de interrupção deste culto religioso que foi recuperado nos últimos trinta anos pelos moradores e veraneantes e agora realizado com a colaboração da Irmandade de Nossa Senhora da Praia, numa celebração religiosa que tem atraído milhares de pessoas a Colares, entre locais e visitantes de vários pontos do país.

Após a missa celebrada na Capelinha às 16h00, inicia-se a procissão até à praia, sendo transportados os andores com as imagens de Nossa Senhora da Praia, Nossa Senhora dos Mares (Azenhas do Mar), Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Surfistas da Praia das Maçãs), S. Marçal Padroeiro dos Bombeiros Voluntários, o Menino Jesus, a Nossa Senhora de Fátima, São José, Sagrado Coração de Jesus e Santo António de Lisboa.

O destino é o oceano e após sete ondas, como reza a tradição, as imagens são recebidas com o lançamento de pétalas de rosa vindas do céu.

A Procissão de Nossa Senhora da Praia é aberta por seis elementos a cavalo da GNR e conta com a presença da Banda Filarmónica do Mucifal e dos Bombeiros Voluntários de Colares.

Texto de Marta Plácido 
Artigo anteriorCineasta português Eduardo Serra é candidato a Prémio Carreira Íbero-Americano
Próximo artigoTudo sobre Portugal convida os mais pequenos à Descoberta do nosso País

Leave a Reply